Ray Dalio em Davos: “Dinheiro é Lixo”, mas não é para investir em Bitcoin também

Ray Dalio em Davos: “Dinheiro é Lixo”, mas não é para investir em Bitcoin também

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Está acontecendo em Davos, o Fórum Econômico Mundial, onde grandes nomes do setor financeiro se reúnem para compartilhar conhecimento para o futuro da economia mundial. Um desses grandes nomes é Ray Dalio, multibilionário e fundador da Bridge Water Associates e ele teve uma opinião bem interessante sobre o dinheiro tradicional, chamando as moedas fiduciárias de “lixo”.

Em uma entrevista para um dos programas da CNBC, Dalio disse no dia 21 que as pessoas precisam diversificar os seus investimentos e que os investidores não podem dar mole com o mercado tradicional. Porém, Ray Dalio também não tem uma visão muito positiva sobre o Bitcoin.

O bilionário reconheceu as preocupações com futuras recessões e disse que “dinheiro é lixo”, por causa de como os governos administram as moedas fiduciárias, que podem ser emitidas quase que sem controle pelos bancos centrais. Como sabemos, a impressão de mais dinheiro leva a um aumento da inflação e consequentemente o colapso de uma economia.

Ray também acredita que logo os bancos centrais serão forçados a imprimir mais dinheiro por causa das crises que estão se aproximando. Por causa disso, investir apenas em dinheiro antes de quedas do mercado é uma péssima ideia.

 

Cotação da Ripple hoje – Tabela atualizada e análise técnica

 

Sobre os futuros investimentos, Dalio comentou que o ouro é uma boa reserva de valor. Isso está de acordo com suas visões expressadas no passado de que o metal precioso será um dos melhores investimentos nos próximos anos.

“Você precisa ter um balanço e eu acho que é necessário ter uma certa quantidade de ouro em seu portifólio.”

Opinião sobre o Bitcoin

As opiniões de Ray Dalio são bem parecidas com o que os investidores do criptomercado também acreditam, que vamos ter um momento de colapso financeiro das moedas fiduciárias em um momento próximo. Por isso é importante buscar reservas de valores para não perder tudo o que temos por causa da inflação.

Muitos acreditam que o BTC é a melhor solução como reserva de valor para esse futuro complicado. Mas Dalio não concorda nem um pouco com isso. Enquanto ele incentivou a compra de um pouco de ouro, ele alertou sobre os riscos de investimentos mais especulativos como o Bitcoin.

“Existem dois propósitos para o dinheiro, uma forma de negociação e uma reserva de valor e o Bitcoin não é efetivo em nenhum desses casos atualmente.”

Ele também argumentou que o Bitcoin tem muita volatilidade para ser interessante como um investimento ou grandes reservas por parte de grandes organizações. Dalio ressaltou que os bancos centrais possuem grandes reservas de ouro e outros metais.

“O que eles vão guardar em suas reservas? O que já foi tentado e provado? Eles vão armazenar Bitcoin e dinheiro digital? Eles vão armazenar ouro, isso é um dinheiro de reserva.”

Enquanto Dalio está certo sobre muitas coisas, dizer que o ouro é inerentemente melhor que o Bitcoin não é completamente verdade. Enquanto o ouro é muito mais aceito como sendo algo valioso, o Bitcoin é muito mais prático, portátil e até mesmo seguro.

O ouro pode ser derretido, forjado, contrabandeado e, principalmente, confiscado pelo governo e pelos bancos. O Bitcoin não pode ser falsificado e é resistente à censura.

Outro ponto que vai fazer as pessoas perceberam o quanto o Bitcoin é mais útil como moeda do que o Ouro é quando você tentar pagar um café de RS1,50 usando uma barra de ouro.

Veja também: Criptomoeda do Facebook perde mais um fundador

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: