HomePirâmides são os golpes mais comuns nos investimentos com criptomoedas

Pirâmides são os golpes mais comuns nos investimentos com criptomoedas

Ruchi Gupta

duas pirâmides

Os golpes já existem desde de antes da internet, antigamente, golpistas faziam trotes ou também enganavam pessoas ingênuas e desinformadas. A internet e comércio virtual deu força aos golpista e está se tornando cada vez mais comum vermos pessoas caindo em propostas e sistemas fraudulentos. Cerca de 11 por cento dos brasileiros já entraram em algum sistema não-lucrativos e que lhe deram algum problema seja financeiro ou psicológico.

Sistemas que lhe prometem lucros rápidos, retornos financeiros gigantes e melhor ainda sem precisar trabalhar ou sem precisar ter algum conhecimento especifico, como o entendimento sobre investimentos e bitcons. Esta é uma formula famosa, entretanto muito tentadora aos olhos de muitos.

Os dados são estimados pela Confederação Nacional de Dirigentes Logistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), que ouviu mais de 900 pessoas que moram em diversas capitais do país, sem distinção entre homens e mulheres, com idade igual ou maior de 18 anos. O diferencial desta pesquisa é que ela foi feita na internet e também com integrantes de todas as classes econômicas do país.

O negócio mais popular no meio das fraudes, são as pirâmides financeiras que correspondem mais de 55 por cento de esquemas com fraudes. Outros casos populares são os golpes de seguradoras e também as fraudes relacionadas a aposentadoria.

Os casos de pirâmides geralmente seguem um grande padrão de enganação, geralmente envolve parentes e amigos. Desta forma, as fraudes de pirâmide atingem mais pessoas e tem estrago muito grande. Infelizmente, o dinheiro é recuperado em poucos casos. Segundo a pesquisa citada anteriormente, 62 por cento das pessoas que caíram em golpes não conseguem seu dinheiro novamente. Principalmente do âmbito de investimentos.

Lucro tentador

Apesar de muitas vezes tentador, existem diversas formas de se prevenir para não entrar em um negócio não lucrativo como estes citados. Para isso, é necessário algum cuidado ao analisar propostas de investimento.

Inicialmente é preciso estar ciente que nenhum dinheiro é fácil, não existe mágica no mundo financeiro que faça chover dinheiro. Esquema que provem dinheiro de forma rápida e fácil são prováveis enganadores. Outro cuidado que dever-se ter é ao analisar a taxa de retorno no investimento, se ela for muito maior do que as demais do mercado, há algo de errado. Tenha muito cuidado com as pirâmides, evite entrar em movimento que necessitam de terceiros ou de recrutamento.

Tente evitar entrar em qualquer negócio que prometa tudo de forma muito fácil, os investimentos como em todo trabalho, exigem muito cuidado e também muito conhecimento prévio, investir não uma tarefa fácil e muito menos, mágica. Por isso é necessário ter muito cuidado ao entrar em qualquer esquema como este.

Caso, você tenha sido vítima de um golpe, deve procurar uma ajuda legal e também especializada em casos como este. Entre as opções mais corretas estão: organismos de defesa do consumidor (como o Procon); e o Poder Judiciário. No caso de investimentos é necessário buscar o Mecanismo de Ressarcimento de Prejuízos, oferecidos Bovespa. Ele garante indenização em casos criminosos dentro dos investimentos.

Veja também: 6 motivos que farão preço do Bitcoin dobrar em 2020

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais:

Etiquetas:
Usamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios, fornecer recursos de mídia social e oferecer a você uma experiência melhor. Ao continuar navegando no site, ou clicando em "OK, obrigado", você aceita o uso de cookies.