Maior banco da Tailândia faz parceria com a Ripple

Maior banco da Tailândia faz parceria com a Ripple

By Adolph Obasogie - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

O Siam Commercial Bank (SCB) é o primeiro banco tailandês. Ele foi fundado em 1907 por carta real. Segundo as informações do Banco da Tailândia, em dezembro de 2018, ele foi considerado o maior banco comercial do país asiático.

Buscando se modernizar o SCB anunciou o desejo de tornar-se digital desenvolvendo um aplicativo móvel baseado em blockchain. Para isso realizou uma parceria com a Ripple que possibilitará o fornecimento de pagamentos internacionais instantâneos e de baixo custo aos seus 16 milhões de clientes. Assim a Ripple consegue expandir a sua presença na Ásia.

“É tão difícil enviar e receber dinheiro hoje. As pessoas precisam ir fisicamente a uma agência bancária, preencher formulários longos e complicados e aguardar o recebimento dos pagamentos — sem transparência. Com o nosso serviço, seus entes queridos do exterior podem transferir pagamentos e receber dinheiro imediatamente”, disse Arthit Sriumporn, vice-presidente sênior de negócios bancários do SCB.

Sriumporn, durante sua apresentação na conferência anual Swell da Ripple, fez uma demonstração do aplicativo SCB Easy, que terá o mercado asiático como foco inicial. A transferência foi tão rápida que em 40 segundos, o dinheiro estava na conta bancária do destinatário. O SCB Easy não será apenas um aplicativo de pagamentos transfronteiriços certos, instantâneos e de baixo custo. Além disso, ele irá proporcionar uma melhor experiência ao cliente.

O aplicativo móvel marca apenas o início da grande parceria que ficará entre as duas gigantes de seus setores. O SCB planeja trabalhar com a Ripple para fornecer pagamentos QR EMVCo transfronteiriços. O banco pretende aproveitar o recurso QR que já é popular no Sudeste da Ásia e expandi-lo, pois ainda é concentrado em áreas locais. Assim o SCB pode oferecer serviços de remessas e de micropagamentos.

“Imagine que você é um turista que vem para a Tailândia e pode usar o aplicativo móvel do seu país de origem para procurar pagamentos e eliminar a necessidade de trocar por moeda local. Você pode usar seu aplicativo móvel, digitalizar o pagamento QR e receber mercadorias imediatamente”.

Vilaiporn Taweelappontong, Consultoria Lead Partner da PwC Tailândia, disse que não é surpresa que o país dos palácios reais seja um dos líderes com rápido crescimento em pagamentos móveis no sudeste da Ásia. Segundo a pesquisa do PWC, 67% da população do país utiliza aplicativos bancários móveis. Essa é o segundo maior percentual. A Tailândia perde apenas para a China que tem uma marca de 86% de utilização. Isso mostra como a digitalização está crescendo de maneira ampla no país.