BitMEX: Benefícios da Lightning Network podem ser menor que o esperado

BitMEX: Benefícios da Lightning Network podem ser menor que o esperado

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 11 setembro 2020

A Lightning Network (LN) é um dos recursos da blockchain do Bitcoin, com muita gente acreditando que ela vai trazer toda a escalabilidade necessária para o Bitcoin se tornar uma solução de pagamentos muito mais prática. Mas recentes descobertas da BitMEX colocam em xeque a escalabilidade e privacidade do protocolo, pelo menos é isso que a exchange declarou em uma pesquisa realizada recentemente.

A pesquisa foi realizada pela exchange de derivativos através de dados de canais de pagamento privados na Lightning Network para chegar às conclusões publicadas.

Os pesquisadores focaram em um achado bastante interessante, o fechamento não cooperativo de canais. De acordo com os dados divulgados foram mais de 60 mil transações de fechamento desde o começo da rede.

Os canais da Lightning Network precisam se comunicar de forma direta para todos os tipos de transações, incluindo as de fechamento. O fechamento não cooperativo de um canal acontece quando um node da Lightning inicia uma transação de encerramento de canal sem se comunicar com o node que estava na outra ponta do caminho.

 

Como comprar Bitcoin no Brasil

 

Ao iniciar a pesquisa a equipe da BitMEX esperava encontrar cerca de 30 mil desses fechamentos não cooperativos de canal, segundo ele essa era a estimativa dos desenvolvedores. O dobro a expectativa levantou algumas questões sobre as transações na solução de segunda camada, principalmente com as 60 mil transações custando mais de 1.000 BTC, de acordo com o estudo.

“O fato de que esses fechamentos não cooperativos são muito mais comuns do que imaginamos quer dizer que a privacidade e escalabilidade da Lightning são menores do que a expectativa”, os pesquisadores acrescentaram.

“Apesar da privacidade ser muito maior do que é as transações on-chains, é bem provável que a serviços de monitoramento da blockchain e exploradores de blocos possam identificar e publicar esses fechamentos não cooperativos e multas em transações, assim como nós fizemos.”

Além disso, a pesquisa afirma que à medida que os usuários aprendam a usar mais a Lightning e as carteiras com o recurso melhoram, a prevalência de fechamentos não cooperativos pode cair. A pesquisa demonstra que esse é um movimento que já está acontecendo, com uma queda dos fechamentos em um período recente.

Outro ponto importante é que, apesar do negativo desse número, ter o dobro desses fechamentos também pode indicar que a rede tem o dobro de uso esperado.

“Os resultados podem indicar que a experimentação com wallets da Lightning em dispositivos mobile (que geralmente produzem canais privados) pode ser mais comum do que o esperado.”

Vale ressaltar também que a Lightning ainda é uma tecnologia muito nova e experimental. Com isso ela ainda tem muito o que atualizar e esses defeitos podem ser corrigidos em um futuro próximo.

Veja também: Japão limita a alavancagem de Bitcoin para apenas 2x

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: