Troque anonimamente o Bitcoin por Monero

Troque anonimamente o Bitcoin por Monero

By Adolph Obasogie - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Conforme observado, algo muito importante no meio blockchain é o anonimato. Contudo, o principal criptoativo, Bitcoin, não consegue trazer essa característica que muitos necessitam. Já o Monero se destaca muito bem e ainda é a altcoin com anonimato mais utilizada pelo mercado. Certamente algo bom seria juntar o que se tem de melhor no mercado de transações públicas, com o que se tem de melhor no mercado de transações privadas.

De acordo com o líder de crescimento da Incognito, Andrey Bugaevski, agora é possível e fácil trocar o criptoativo original pela altcoin de privacidade de forma completamente anônima.

Para quem ainda não conhece o trabalho da Incognito, ela é uma empresa que oferece uma maneira de transferir criptoativos em um blockchain separado. Portanto, seu foco é anonimato. Ela é alimentada por sua própria cadeia lateral de prova de participação que pode ser anexada a outras cadeias de bloco para transferir os criptoativos de maneira confidencial.

Certamente não dá para falar de transações privadas sem mencionar o XMR. Sendo assim, a empresa anunciou recentemente que adicionou a altcoin em sua exchange descentralizada que tem foco na privacidade, pDEX.

“Tenho o prazer de anunciar que lançamos uma ponte para o blockchain Monero e que o XMR foi adicionado ao pDEX (a primeira DEX de privacidade de todos os tempos). Isso significa que qualquer pessoa pode vender e comprar Monero anonimamente, sem deixar rastro”, disse Bugaevski.

Ao passo que o pDEX é totalmente privado, seus usuários não precisam enviar nenhuma informação pessoal. Ou seja, não é necessário o KYC exigido pelas corretoras centralizadas. Ademais, a exchange não mantém nenhum registro da negociação do usuário. Assim também trabalha para manter viva a visão de Satoshi Nakamoto, pois não controla seu dinheiro, seus ativos e chaves privadas ficam com você.

Com a finalidade de aumentar o anonimato, o Monero poderá ser trocado por outros criptoativos além do Bitcoin, como Ethereum e USDT. A plataforma suporta todos os tokens ERC20 (blockchain do Ethereum) e BEP2 (Binance Chain2). Em contraste com as exchanges centralizadas, a listagem do token não exige uma solicitação á central ou um pagamento de taxa. A única coisa exigida é o fornecimento de liquidez.

Embora o trabalho da Incognito seja muito bem-vindo e em teoria traga de volta o anonimato dos ativos digitais, na prática, a história é outra, pois o que a empresa oferece é uma forma de negociação entre blockchains anônima. Assim sendo, o lado público do blockchain do Bitcoin permanece lá.

Além disso, a Binance nos provou, ao bloquear retiradas da carteira com foco de privacidade do Bitcoin, que os endereços anônimos do BTC podem aparecer facilmente na lista negra de outras exchanges. Dessa maneira, um Bitcoin não teria o mesmo valor que outro, pois seria mais difícil de trocá-lo. Como diria o co-fundador da LocalMonero, torne suas transações privadas utilizando apenas XMR.