Texas coloca criptomoedas em sua lista negra

Texas coloca criptomoedas em sua lista negra

By Adolph Obasogie - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

A entrada de governos nos criptoativos pode vir pesadamente em 2020. Apesar de países, como China, Japão, Emirados Árabes, França, Rússia e Estônia estarem caminhando em direção ao lançamento de suas moedas digitais, o Texas, estado americano, está rejeitando completamente os ativos digitais.

A agência governamental, Texas State Securities Board, incluiu os criptoativos entre os quais o investidor deve ter cautela. Além disso, afirmou que os ativos digitais demandam muito cuidado.

No Guia do Investidor do Texas, o regulador ainda colocou como problema dos criptoativos as extremas volatilidades. Também foi encarado como uma dificuldade a complicação de entender os ativos digitais, o que pode ser prejudicial para um trader inexperiente.

Outras ameaças que o regulador apontou em seu relatório foram as oportunidades de investimento em grupos de mineração de criptoativos e ofertas iniciais de moedas (ICO) para idosos e aposentados.

“Nas ofertas mais arriscadas relacionadas aos criptoativos, os promotores não fornecem registros auditados ou outras informações financeiras para apoiar suas reivindicações de ganhos extremamente altos”.

O Guia ainda deu um foco aos projetos de ICO. Ele aconselha os investidores não entrarem nessa área, pois o risco de perderem os fundos investidos é grande. Entretanto, segundo o Guia, se puderem determinar fatos básicos sobre a empresa e sua localização física podem ter uma vantagem melhor em seu investimento.

“Certifique-se de que consegue identificar os principais responsáveis da empresa e sua localização. Se não o fizer, estará a transferir fundos para terceiros anônimos em locais não revelados… Tenha em mente que você terá pouco ou nenhum recurso se o seu dinheiro for roubado”.

A agência abordou a importância de desconfiar de investimentos relacionados a ativos digitais que se declaram “seguros” e com lucros “garantidos”.

“Os promotores destes investimentos procuram tirar proveito de pessoas que são influenciadas pela ideia das moedas virtuais como um caminho rápido para a riqueza”.

O regulador ainda fez questão de lembrar da BitConnect que operava um programa de empréstimo multibilionário de criptoativos.

“A BitConnect era notória por seus extravagantes eventos para investidores, principalmente a premiação de Lamborghinis para investidores que recrutaram outros para o esquema”.

A empresa recebeu uma ordem de emergência da agência para que encerrasse suas atividades afirmando que veiculava informações enganosas.

Embora todos os conselhos dados pelo Texas Securities Board sejam úteis, esquemas fraudulentos são encontrados em todo ativo financeiro. Uma posição contrária aos criptoativos pode coibir a desenvolvimento do setor de blockchain e deixar o Texas isolado da revolução que a tecnologia proporciona.

 

Clique aqui para ler: Será que o Ethereum brilhará mesmo nos anos 2020?

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: