Relatório: Tempo de confirmação do Bitcoin está diminuindo

Relatório: Tempo de confirmação do Bitcoin está diminuindo

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 02 junho 2020

 

O Bitcoin continua sendo um dos avanços tecnológicos mais importantes das últimas décadas. Por trás da criptomoeda está a blockchain e, segundo novos dados, a rede do BTC está apresentando melhoras constantes, incluindo no tempo para a confirmação de transações.

A LearnBonds, uma revista com base em Nova Iorque que cobre tanto ativos tradicionais como ativos digitais, revelou os resultados da sua última pesquisa sobre o desempenho das principais blockchains em relação a performance e tempo de transações. Segundo os dados coletados, a blockchain do Bitcoin vem tendo um desempenho cada vez melhor em relação às atividades comuns da rede.

Diferentes fatores podem influenciar no tempo que leva para a rede do Bitcoin confirmar uma operação. Por causa do tamanho dos blocos (1mb) que foram programados na rede, o tempo de confirmação tem uma média de 10 minutos. Porém, com um aumento de tráfego na rede, esse valor tende a subir.

 

Comprar Ethereum no Brasil – Método Fácil

 

Apesar dessa média, o tempo para a confirmação das transações vem diminuindo desde o último trimestre de 2019. Os dados mostram que no dia 15 de janeiro desse ano, o tempo de confirmação estava em 8.27 minutos, já em novembro de 2019 o tempo era de 11.07 minutos.

O tempo de confirmação mais rápido alcançado pela rede no ano passado foi 8.42 minutos. Ou seja, a rede do Bitcoin começou o ano com uma boa melhoria nos seus fundamentais em relação ao ano passado.

As transações por segundo (TPS) da rede estão com uma média de 5 TPS, que é o mesmo do Bitcoin SV, a controversa hardfork do Bitcoin. Além das duas blockchain, também foram avaliadas o Bitcoin Cash (outro hardfork do BTC), que possui cerca de 116 TPS. A velocidade maior ocorre por causa dos blocos maiores.

Entre as maiores criptomoedas do mercado analisadas pelo LearnBonds, a Ripple sai em primeiro lugar com 50.000 TPS, apesar das transações na rede chegarem apenas a 1.500 TPS.

Para efeitos de comparação, a Visa realiza 24.000 TPS em sua rede mundial. Ou seja, o Bitcoin ainda tem um caminho longo para conseguir acompanhar o sistema tradicional.

Outro detalhe bem interessante é que a rede do Bitcoin teve um tempo de atividade de 99.98% desde a sua implementação inicial. Os sistemas tradicionais e até mesmo os sistemas internos de bancos, possuem uma estabilidade bem menor.

Com esses dados o Bitcoin demonstra um crescimento cada vez mais saudável. Ainda mais com novas implementações (como a proposta Taproot/Schonnor) que prometem tornar a blockchain do Bitcoin ainda mais eficiente.

Veja também: Relatório: Ethereum continua à frente de EOS e Tron

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: