Shopify se junta à Associação Libra

Shopify se junta à Associação Libra

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

A Associação Libra é m consórcio de entidades que concordaram em rodar nós completos da rede Libra, a blockchain que está sendo desenvolvida “pelo Facebook”. A Libra foi um dos grandes assuntos de 2019, mas com as barreiras regulamentares e a oposição de alguns governos a moeda passou a ser cercada por dúvidas. Com isso, vários membros abandonaram a Libra. Mas parece que outros possuem interesse em entrar, com o Shopify sendo o mais novo membro do grupo.

Originalmente a Associação Libra contava com 26 membros, cada um rodaria um nó completo. Mas após as primeiras dúvidas de que o projeto realmente pudesse ser lançado sem problemas regulatórios, muitos abandonaram a ideia.

Visa, Mastercard, Ebay e PayPal foram os primeiros a sair do grupo após os primeiros problemas de regulamentação. Depois tivemos a saída da Stripe, um site de reservas para viagens. O Mercado Pago, gigante processadora de pagamentos na América do Sul, também abandou a associação.

No mês passado, a Vodafone, empresa de telecomunicações europeia, foi o último parceiro se desligar da Libra.

Claro, com tantos desistentes muitos especularam que a Libra estava em um caminho complicado e que até mesmo não teria mais esperança de ser lançada. Porém, ainda restam 20 parceiros, e o Shopify se juntou ao consórcio sem fins lucrativos, mostrando que ainda existe um interesse institucional na criptomoeda do Facebook.

O Shopify é uma plataforma de e-commerce canadense que oferece soluções para mais de um milhão de vendedores e varejistas online. A decisão de se juntar ao Libra foi anunciada no dia 21 de fevereiro. Como já foi informado antes, para se tornar um parceiro da Libra é necessário um investimento de US$10 milhões.

 

Comprar Ethereum no Brasil – Método Fácil

 

Em um post em seu blog oficial, a empresa canadense disse:

“Nós passamos um bom tempo pensando em como podemos tornar o comércio melhor em diferentes partes do mundo em que o sistema bancário poderia ser muito melhor. Como um membro da Associação Libra, nós vamos trabalhar coletivamente para construir uma rede de pagamentos que vai tornar o acesso ao dinheiro mais fácil, além de dar suporte para vendedores e consumidores em todo lugar.”

A Libra vs o Bitcoin?

Muita gente acredita que a Libra pode representar um adversário para o Bitcoin, já que ela pode alcançar um público muito maior, já que os usuários do Facebook ultrapassam as centenas de milhões.

Porém, outros especialistas em criptomoedas acreditam que a Libra não vai conseguir fazer o que o Bitcoin realmente nasceu para construir.

Andreas Antonopoulos disse recentemente em uma entrevista no YouTube que a Libra é até mesmo perigosa. Enquanto o Bitcoin é uma ferramenta libertária, a Libra pode ser uma grande ferramenta para o “capitalismo de vigilância” para conseguir rastrear as informações financeiras de bilhões de pessoas.

Para Antonopoulos, “A Libra pode ser um grande sucesso para o Facebook, mas não será um sucesso em abrir as portas da inclusão financeira para bilhões de pessoas.

Veja também: Binance faz trade sem consentimento do usuário

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: