SegWit começou o ano alcançando recorde histórico

SegWit começou o ano alcançando recorde histórico

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

O Bitcoin foi a primeira criptomoeda criada no mundo, porém isso não quer dizer que o código por trás da blockchain do Bitcoin não está em constante evolução. Uma dessas atualizações é o SegWit, uma solução para diminuir as cargas do bloco. No dia 1 de janeiro a taxa de adoção do protocolo atingiu uma alta máxima de uso de em mais de 62% de todas as transações.

O protocolo foi desenvolvido pela primeira vez por Pieter Wuille em dezembro de 2015, com a intenção de, entre outras coisas, reduzir as taxas de processamento e facilitar transações mais rápidas.

Isso acontece ao retirar os dados de testemunha da rede principal. As transações de Bitcoin precisam de algo chamado dados de testemunha, eles são carregados nos blocos. Porém, como cada bloco do Bitcoin tem apenas 1mb, qualquer dado aumenta a carga e consequentemente aumenta o tempo de confirmação e a carga na rede.

SegWit, abreviação de Segregated Witness (Testemunha Segregada) é um upgrade de protocolo que foi ativado no Bitcoin em 23 de agosto de 2017. A necessidade de diminuir a carga da rede veio justamente após a grande adoção em massa do Bitcoin na sua última grande bolha.

Com muita gente entrando no mercado de forma rápida não demorou para tudo ficar congestionado e as taxas aumentarem, assim como o tempo de confirmação. O SegWit oferece uma solução prática para a escalabilidade, carga na rede e para a inflação das taxas.

 

Comprar Ethereum no Brasil – Método Fácil

 

Além disso o SegWit possui um importante papel na implementação da Lightning Network, uma solução de segunda camada que tem a capacidade de aumentar ainda mais a escalabilidade do Bitcoin.

O protocolo de Segregated Witness atingiu um importante valor de adoção logo no começo do ano. No primeiro dia de janeiro 62.1% de todas as transações na blockchain do Bitcoin estavam utilizando a solução de acordo com dados da SegWit.space.

Desde essa alta histórica a adoção retraiu levemente, voltando para a casa dos 55.1%. Mesmo com esse valor retraído, a atual média está bem acima do último recorde.

No dia 16 de setembro de 2019, o Segregated Witness alcançou um marco importante depois que relatórios sugeriram que as transações de Bitcoin no protocolo SegWit atingiram uma alta histórica de 50,7%.

Ou seja, estamos vendo um crescimento constante do SegWit. Por enquanto a Lightning Network ainda é uma solução bem recente e que possui muito caminho pela frente até uma implementação mais sólida, com isso o SegWit continua como uma das principais ferramentas para a escalabilidade do Bitcoin.

Veja também: Bitcoin SV valorizou 38% nos últimos dias, vale a pena ficar de olho?

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: