Rumores apontam que Rússia e Venezuela vão trocar o dólar pelo rublo e pelo Petro

Rumores apontam que Rússia e Venezuela vão trocar o dólar pelo rublo e pelo Petro

By Melissa Eggersman - 2 min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

De acordo com especulações e rumores a Venezuela e a Rússia estão negociando o uso do rublo russo para negociações, assim, abandonando o uso do dólar americano nas transações.

Além do uso do rublo, as duas nações estão considerando usar o Petro, a criptomoeda lastreada em petróleo, distribuída pelo governo da Venezuela.

O representante da Venezuela na ONU, Jorge Valer, falou ao Russian Today sobre os planos de negociação.

A Petro está vinculada ao valor de um barril de petróleo venezuelano e a moeda nacional, o bolívar, está atrelada ao Petro. A Venezuela espera evitar  sanções por desconectar-se do USD e o Petro é parte integrante deste processo. O país também “trocar petróleo bruto por produtos importados” de acordo com a RT.

Russia Today escreveu:

“O diplomata ressaltou que as penalidades dos EUA contra o setor petrolífero venezuelano, juntamente com o congelamento de suas contas em dólar, tiveram um enorme impacto negativo na economia do país. As medidas privaram a nação latino-americana de livre acesso a apoio financeiro internacional e investimentos em seu setor de petróleo.”

O Departamento do Tesouro dos EUA impôs sanções contra o governo venezuelano e sua exchange de criptomoedas Evrofinance após o lançamento do Petro. O Tesouro escreveu que “o envolvimento da Evrofinance no Petro demonstrou a esperança de Maduro de que o Petro permitiria que a Venezuela contornasse as sanções financeiras dos EUA”.

Dado que não há trocas de criptomoedas abertas e nenhuma maneira real de pagar com criptomoedas nada na Venezuela, mesmo depois de meses de esforço, a tentativa de desviar das sanções parece estar diretamente direcionada para pôr o governo catastroficamente quebrado da Venezuela de volta aos trilhos.

Veja também: CVM suspende a atuação da FX Trading no Brasil

SEC adia (mais uma vez) decisão sobre ETF do Bitcoin

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, a SEC, tinha que decidir sobre o projeto de ETF da VAnEck/SolidX até essa segunda-feira. Porém, como não é de se espantar, o órgão decidiu adiar a decisão mais uma vez.

De acordo com um novo documento publicado nessa segunda-feira, a SEC ainda está instituindo os procedimentos necessários para determinar se vai aprovar ou desaprovar a mudança de regra proposta que permitiria a criação do ETF do Bitcoin VanEck SolidX Bitcoin Trust.

A proposta do ETF do Bitcoin da VanEck/SolidX foi publicada originalmente em fevereiro no Registro Federal, dando à SEC um período legal de 90 dias para tomar uma decisão sobre o projeto.

Mas, como dissemos, para a surpresa de ninguém a decisão foi adiada para um novo prazo, agora para 19 de agosto. O adiamento de uma decisão está dentro da lei e das regras a quais a SEC é imposta.

Porém, é muito provável que a SEC adie a decisão mais uma vez, levando o prazo final para 18 de outubro.

Além da ETF proposta pela VanEck/SolidX, a proposta da BitWise também foi adiada por mais 45 dias e provavelmente terá a mesma aproximação com as muitas outras propostas que estão sendo consideradas pelo órgão regulador.

Vale lembrar que uma decisão sobre um ETF do Bitcoin é algo complicado e que nem é totalmente vontade da SEC simplesmente ficar atrasando o procedimento. Existe muito a ser considerado pelos membros da organização.

Mas, de acordo com alguns especialistas, ainda temos motivos para ter otimismo. O mercado não foi completamente prejudicado pela decisão de adiar a ETF e isso quer dizer que, apesar da recente correção, ainda podemos ter uma nova alta.

Veja também: Banco JPMorgan afirma “Bitcoin subiu acima do valor intrínseco”