Robinhood é multada por roteamento ineficaz de ordens

Robinhood é multada por roteamento ineficaz de ordens

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

A corretora de criptomoedas Robinhood, com sede em São Francisco, foi multado em US$1,25 milhão pela Autoridade Reguladora da Indústria Financeira (FINRA) por não garantir a melhor execução dos pedidos dos clientes ao encaminhá-los para quatro corretoras.  As informações são do site The Block.

Em um comunicado de imprensa publicado na quinta-feira, a organização de autorregulação FINRA anunciou que chegou a um acordo com Robinhood sobre a questão, que ocorreu de outubro de 2016 a novembro de 2017, durante o momento mais movimentado do criptomercado nos últimos anos.

Na época, o Robinhood estava realizando o roteamento de pedidos de patrimônio dos clientes para quatro corretoras para execução, enquanto recebia pagamentos por esse fluxo de pedidos. No entanto, a FINRA concluiu que Robinhood não fez os esforços necessários para garantir a melhor execução dessas ordens.

De acordo com as regras da FINRA, a melhor execução exige que as empresas “usem diligência razoável para determinar o melhor mercado para o título em questão e comprem ou vendam nesse mercado, para que o preço resultante para o cliente seja o mais favorável possível nas condições de mercado prevalecentes.”

Deixar de garantir a melhor execução pode permitir que as ordens sejam negociadas antecipadamente pelas corretoras que recebem os pedidos de corretores como Robinhood.

Além de pagar a multa, a Robinhood também adotou um software de análise de execução fornecido por um fornecedor independente, contratou um gerente de melhor execução e concordou em contratar um consultor independente para revisar os procedimentos de execução da empresa, de acordo com o comunicado de imprensa e um documento que a Robinhood compartilhou com o site de notícias The Block.

 

Como comprar Ethereum no Brasil

 

“Os fatos nos quais o acordo se baseia não refletem nossas práticas ou procedimentos hoje. O acordo refere-se a uma questão histórica durante o período de 2016-2017, envolvendo a consideração de mercados alternativos para roteamento de pedidos, procedimentos internos por escrito e a necessidade de revisão adicional de certos tipos de pedidos.”, disse um porta-voz da corretora em comunicado.

“Nos últimos dois anos, aprimoramos significativamente nossas ferramentas e processos de monitoramento de execução relacionados à melhor execução e estabelecemos relacionamentos com outros formadores de mercado.”

Atualmente a Robinhood roteia seus pedidos de valores mobiliários listados na Bolsa de Nova York para cinco locais, incluindo empresas de comércio de alta frequência como Citadel Securities e Two Sigma.

A empresa também trabalha com a loja de trading de criptomoedas Jump Trading, sediada em Chicago, para executar seus pedidos de criptomoeda.

Veja também: Euro Digital pode ser um concorrente para o Monero?

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: