Relatório sugere que capitalização do XRP está em inflação

Relatório sugere que capitalização do XRP está em inflação

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 18 junho 2021

Um relatório feito pela empresa de dados Messari estima que o verdadeiro mercado de capitalização de moedas em circulação do XRP pode ser bem abaixo do que é mostrado nas atuais fontes de informação.

Assim como é mostrado em provedores de dados, como o CoinMarketCap e dados oficiais no site da Ripple, a empresa responsável pelo desenvolvimento e que está diretamente ligada ao XRP, o total de moedas em circulação do XRP está em cerca de 41 bilhões de tokens. Mas o relatório publicado no site da Messari estima que do total, 19.2 bilhões de XRP “podem ser iliquidez ou estar sujeitos a significantes restrições de venda”, além de 6.7 bilhões de XRP que estão sendo segurados pelo cofundador da moeda Jed McCaleb.

Além disso, a Messari também disse que acredita que o total em circulação ainda precisa desconsiderar 5.9 bilhões de XRP que foram prometidos pela Ripple para uma entidade sem fins lucrativos chamadas RippleWorks. Existem também 2.5 bilhões de XRP que estão com a RippleWorks e que podem estar com restrição de venda.

Continuando, o relatório também estima que cerca de 4.1 bilhões de tokens vendidos através do XRP II, um serviço financeiro da Ripple, também estão sujeitos a restrições. A Messari nota que “é impossível rastrear a magnitude dessa iliquidez sem informações diretas da Ripple, então nós estamos usando estimativas razoáveis.”

Com todos esses fatores, a Messari acredita que a capitalização de mercado do XRP está “provavelmente superestimada” em quase $6 bilhões de dólares. A empresa estimou que o número pode ser ainda mais alto, explicando:

“Na realidade, essa é uma estimativa que pode ser conservativa, considerando que o volume diário de trading do XRP tem sido consistentemente mais baixo que o do EOS e Litecoin, dois criptoativos com mercado de capitalização com apenas 17% e 15% do tamanho do XRP. Nós acreditamos que os XRP “restritos” distribuídos para os investidores, parceiros bancários e time de desenvolvedores pode ser bem maior do que o que foi estimado inicialmente.”

A empresa ainda afirma que procurou informações diretamente com a Ripple e RippleWorks antes de publicar o relatório, mas que não tiveram nenhuma resposta da companhia.

Veja também: Fundador do Cardano acredita que o criptomercado vai levar 11 anos para se recuperar!