Regras judiciais russas: Bitcoin roubados não podem ser devolvidos ao proprietário

Regras judiciais russas: Bitcoin roubados não podem ser devolvidos ao proprietário

By Harshini Nag - min. de leitura
Bandeira da Rússia com martelo de juiz

O tribunal se recusou a forçar os seqüestradores, que roubaram US $900.000 em Bitcoin da vítima, a devolver os fundos

Um tribunal russo negou uma solicitação para ordenar aos criminosos que devolvam o Bitcoin roubado, alegando que as criptomoedas não são moeda legal no país. O tribunal se recusou na terça-feira a prosseguir com uma moção para restituir o 99,7 BTC roubado, argumentando que a moeda virtual não possui a mesma proteção de propriedade que outros ativos. A decisão do tribunal russo declarou, em essência, que o roubo de Bitcoin não é uma ofensa criminal.

O caso remonta a 2018, quando os dois criminosos acusados ​​personificaram agentes do Serviço de Segurança Federal (FSB) e sequestraram a vítima com a ajuda de seus cúmplices. Os criminosos então coagiram a vítima a entregar mais de cinco milhões de rublos (US $90.000) em dinheiro e 99,7 BTC – no valor de US $900.000 na época.

O tribunal criminal russo considerou os réus culpados e condenou os dois seqüestradores a penas de oito e dez anos de prisão. A vítima solicitou ao tribunal que ordenasse aos criminosos o reembolso do dinheiro e bitcoins roubados.

O tribunal concedeu uma parte do pedido da vítima e ordenou que os criminosos devolvessem os rublos russos roubados. No entanto, o tribunal se recusou a aprovar qualquer pedido referente aos bitcoins roubados e afirmou que moedas virtuais como o Bitcoin não são reconhecidas como propriedade na lei russa. Assim, se não for propriedade, o Bitcoin não poderá ser roubado ou devolvido.

Relatórios sugeriram que os últimos meses testemunharam um aumento crucial no interesse dos russos em criptomoedas e blockchain; com o setor de mineração de criptografia também está caminhando para um boom no país. No entanto, parece não haver clareza sobre o status legal e as opiniões governamentais sobre a moeda virtual.

Embora o banco central russo tenha ficado quieto com relação à concessão de status de curso legal à criptomoeda, o Ministério das Comunicações observou que uma proibição geral de moedas virtuais levará a um mercado negro.

A recusa do tribunal em satisfazer a reivindicação da vítima colocou em risco sério os interesses dos comerciantes de criptografia e usuários de Bitcoin no país. Os relatórios sugerem que a vítima ainda poderá recuperar sua criptomoeda roubada se optar por levar o caso a um tribunal civil. No entanto, a falta de leis claras sobre moeda virtual e pontos de vista opostos sobre o assunto pelos diferentes departamentos do governo russo levaram a inconsistências ao lidar com crimes de criptomoeda.