HomeQual stablecoin será destaque em 2020?

Qual stablecoin será destaque em 2020?

Adolph Obasogie

Jeremy Allaire, CEO e Co-fundador da Circle, fez uma série de tweets criticando sua maior concorrente, a stablecoin Tether. Allaire disse que o USDT além de não ter conformidade não é transparente.

“Tether continua sendo a maior stablecoin, oferecendo uma opção atraente como solução de banco de sombra offshore não regulamentada em dólares para a China e a Ásia. Sua maior característica é sua não conformidade e opacidade”.

Paolo Ardoino, CTO da Bitfinex e do Tether, respondeu às críticas de Allaire. Ardoino afirmou que o Tether tem como principal característica ouvir os clientes e gerenciar a criação de produtos visionários. Além disso, Ardoino acrescentou que o USDT entende as necessidades dos criptoativos desde 2014.

Allaire continuou a criticar as stablecoins que concorrem com a USDC (criptoativo estável da Circle). O executivo apontou o fracasso da PAX (stablecoin da Paxos), da GUSD (stablecoin dos gêmeos Winklevoss) e da BUSD (stablecoin da Binance) que ficaram estáveis ou em declínio em capitalização.

“Enquanto a indústria e a mídia se entusiasmam com as ‘stablecoins’ e CBDCs futuras / não lançadas, o mercado está falando por si. O USDC continuou a ultrapassar (~ US $ 520M em circulação), o PAX ficou estável em US $ 240M, o TUSD em rápido declínio e o GUSD e BUSD são DOA”.

Contudo, o tecnólogo também disse que “o mercado está falando por si”. Usando esse argumento para analisar a própria stablecoin da Circle vemos que ela ainda sofre com uma grande desvantagem se comparada a principal stablecoin do setor de criptoativos.

Apesar de a USDC ser a segunda stablecoin com a maior capitalização, ela está bem longe de alcançar o USDT. O Tether, quarto maior criptoativo do mercado, tem um Market Cap de US$4.134.895. Já o USDC, que aparece apenas na 22ª posição, tem uma capitalização de US$517.415, ou seja, é superada em oito vezes, em valor de mercado, pelo Tether.

Mesmo que os números não estejam do lado da Circle, a empresa pode ver sua stablecoin crescer rapidamente em 2020. O relatório da Blockchain Capital deixou algumas previsões para este ano e uma delas foi muito positiva para a USDC.

Apesar da Blockchain Capital afirmar que o Tether continuará dominando o espaço das stablecoins, a empresa vê, para o USDC, um crescimento de mais de 300% medido no valor de transação, emissão, volume e capitalização.

Uma vantagem para o crescimento do USDC é que a stablecoin é auditada mensalmente. Enquanto isso, o Tether alimenta a desconfiança do mercado ao afirmar que apenas 74% de todos os tokens USDT são atrelados ao Dólar.

Clique aqui para ler: Burger King Venezuela passa a aceitar criptomoedas

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais:

Etiquetas:
Usamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios, fornecer recursos de mídia social e oferecer a você uma experiência melhor. Ao continuar navegando no site, ou clicando em "OK, obrigado", você aceita o uso de cookies.