Proposta Taproot/Schnorr do Bitcoin é oficializada

Proposta Taproot/Schnorr do Bitcoin é oficializada

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Quem acompanha o Bitcoin olhando para os seus aspectos técnicos, sabe que a tecnologia por trás da blockchain está constantemente em evolução, sempre buscando maneiras de tornar a criptomoeda um sistema com mais escalabilidade e consequentemente com mais usabilidade. Uma das atualizações que promete aumentar esses dois pontos é a proposta Taproot/Schnorr que foi oficializada como proposta de melhoria do Bitcoin nesta quinta-feira.

O caminho para uma ideia se tornar uma proposta de melhoria do Bitcoin é bem comprido. Ela precisa ser apresentada oficialmente, passar por várias séries de feedback dos desenvolvedores e eventualmente ser oficializada como uma Proposta de Melhoria do Bitcoin (BIP, na sigla em inglês).

A proposta Taproot/Schnorr foi oficializada como três BIPs ontem. A atualização agora é reconhecida como as propostas 340, 341, 342.

“A proposta Schnorr/Taproot foi publicada como BIPs 340, 341 e 342; veja em https://github.com/bitcoin/bips/

Note que a inclusão dos números BIP não representam um sinal de aprovação. Isso apenas quer dizer que o processo normal foi seguido (o que inclui uma certa quantidade de discussões públicas).”

O Taproot foi introduzido pela primeira vez pelo desenvolvedor central do Bitcoin Greg Maxwell, em janeiro de 2018. A proposta foi oficializada em maio do mesmo ano por Pieter Wuille, também desenvolvedor central do Bitcoin. Ao ser oficializada por Wuille, o Taproot foi combinado com a proposta de soft fork do Schnorr.

 

Como comprar Bitcoin no Brasil

 

Juntas, as propostas que foram oficializadas como Taproot/Schnorr trazem várias melhorias para o Bitcoin, principalmente na questão da privacidade e também e na escalabilidade, dois pontos que são considerados fraquezas da maior criptomoeda do mundo.

Recentemente Wuille anunciou que a proposta tinha acabado de passar pela fase de feedback de desenvolvedores e que logo poderia ser oficializada como uma BIP do Bitcoin.

De forma bem simples, a proposta retira certas informações das transações da rede principal, principalmente as multiassinaturas e outras informações que são confirmadas de forma mais rápida em um único “pacote”. Isso faz com que todas as transações tenham a mesma estrutura para quem observa a rede, aumentando a privacidade.

Além disso, por diminuir a necessidade de informações nos blocos, isso faz com que as transações ocupem menos espaço e aumente a escalabilidade da blockchain como um todo.

A partir de agora, a proposta passará por mais períodos de feedback e está a caminho de ser implementada à blockchain. Porém, o tempo da implementação depende do ecossistema do Bitcoin como um todo e não dos desenvolvedores.

Veja também: Coinbase está prestes a ter 1 milhão de Bitcoins em carteiras frias

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: