Projeto da cidade Bitcointopia vira caso de investigação nos EUA

Projeto da cidade Bitcointopia vira caso de investigação nos EUA

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

bitcoin-global

Atualmente, os entusiastas da blockchain usam seus recursos para construir comunidades do mundo real que incorporam os valores de descentralização.

O perfil mais alto é o da Blockchains LLC, liderada pelo multimilionário do ethereum Jeffrey Berns. Ele fez seus milhões investindo no token durante o ano de 2015. No ano passado, fez o saque.

Desde então, gastou US$ 300 milhões comprando terras no deserto de Nevada, perto da Gigafactory de Tesla. Também contratou uma equipe de 70 pessoas para ajudar no processo de lançamento de uma elaborada comunidade de criptomoeda, batizada por ele de “entidade colaborativa distribuída”.

Do outro lado de Nevada, Morgan Rockcoons estava desenvolvendo sua própria criptomoeda. Em maio, ele publicou o texto The Blockchainist Papers no blog Medium. Trata-se de um manifesto libertário para criar a cidade Bitcointopia. Segundo ele, o local seria livre de impostos e separado dos EUA.

Ele escreveu no texto:

“Estamos no processo de construir fundações, calçadas, estradas, instalações de edifícios como lavanderias, restaurantes, lojas, escritórios e serviços públicos como comunicações, tratamento de água, produção elétrica e serviços de internet.”

Pouco tempo depois, o site da Bitcointopia foi lançado com a venda de loteamentos a partir de 0,5 bitcoin.

O único problema dessa história é que Rockcoons não possuía os terrenos.

Morgan Rockcoons

Rockcoons, é conhecido publicamente como Rockwell. Ele passou seus 20 e poucos anos excursionando pelos EUA em uma banda e trabalhando como contratado, antes de ser recebido pelo movimento Occupy Wall Street. Depois disso, a partir de 2011, passou a integrar vários projetos de criptomoeda.

Em abril deste ano, antes do lançamento da Bitcointopia, Rockcoons, de 31 anos, descreveu sua vida como dedicada a “proteger, promover e preservar o Bitcoin e sua Blockchain.”

Hoje, o seu perfil no LinkedIn lista oito posições em várias empresas de criptomoeda, incluindo como CEO da Bitcoin Inc., a holding registrada em Nevada por trás da Bitcointopia.

Em 28 de outubro, Rockcoons foi preso pela Homeland Security. Os agentes foram avisados ​​por quatro investidores, que não tinham recebido títulos de terra de Rockcoons.

Rockcoons possuía menos da metade dos lotes vendidos. Agora, seus advogados lutam para provar sua inocência.

 Guia do Bitcoin