Partido majoritário do Japão quer lançar o Yen Digital

Partido majoritário do Japão quer lançar o Yen Digital

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 02 junho 2020

As criptomoedas nos últimos anos passaram a ser um dos focos de vários Bancos Centrais em todo o mundo. O Japão é mais um dos países que estão demonstrando estar interessados em desenvolver uma criptomoeda própria para garantir uma posição confortável nessa nova revolução tecnológica.

De acordo com o vice-ministro de Relações Exteriores Norihiro Nakayama, em uma entrevista à Reuters, os legisladores do país asiático estão considerando o desenvolvimento de uma criptomoeda de banco central (CBDC).

A moeda digital pode ser uma iniciativa conjunta entre o governo e companhias privadas para colocar o Japão no mesmo caminho que o resto do mundo em relação às tecnologias financeiras.

“O primeiro passo estudar a idade e lançar uma yen digital. A China está caminhando para o lançamento do yuan digital, então nós gostaríamos de propor medidas para se opor a essas tentativas”, disse ele na última quinta-feira ao site.

 

Comprar Ethereum no Brasil – Método Fácil

 

A China foi o primeiro país a anunciar uma CBDC e desde então os outros bancos centrais estão correndo atrás do prejuízo. Mas vale lembrar que a China não foi quem iniciou essa grande “correria”, a Libra foi responsável por dar um susto na maioria dos governos em relação à possibilidade de tirar a soberania das moedas fiduciárias de papel.

A ideia dos países é correr atrás de seus próprios ativos digitais na esperança de não perder a soberania de suas moedas para outros ativos, como os metais preciosos ou o próprio Bitcoin. Esse medo aumento recentemente, considerando o risco de crise financeira mundial que está à espreita.

Nakayama é um importante membro de um grupo formado por 70 membros do Partido Democrático Liberal, que são responsáveis pelo projeto do yen digital. Além de Nakayama, o grupo é liderado por Akira Amari, ex-ministro de economia do país. A ideia é submeter a proposta para o governo no começo de fevereiro.

É provável que a criptomoeda não seja lançada tão cedo por causa das muitas implicações legais e de dificuldades técnicas. Mas o anúncio da proposta demonstra que o Japão está avançando com a ideia, principalmente após ter se unido a um grupo de outros países que também estão estuando o desenvolvimento de CBDCs.

Por enquanto, a China e o seu Yen Digital continuam na vanguarda desse novo movimento, já que eles estão focando na nova moeda desde o ano passado.

Veja também: Criptomoeda ONE vai migrar para blockchain própria

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: