Orçamento de $4,8 trilhões de Trump inclui criptomoedas

Orçamento de $4,8 trilhões de Trump inclui criptomoedas

By Adolph Obasogie - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

presidente trump

Enquanto Trump é assunto em contratos futuros de criptoativos, a Casa Branca divulga propostas para aumentar a supervisão de ativos digitais no orçamento de US$4,8 trilhões para o ano fiscal de 2021. Além disso, o documento mostrou como Donald Trump vê esse assunto como prioridade.

A essência do orçamento é dar mais poder ao Tesouro sobre os criptoativos. Ademais, solicita financiamento ao FinCEN para expandir seus esforços em combater ameaças. Isso inclui os ativos digitais que foram descritos como a “ameaça de amanhã”.

“Os avanços tecnológicos nas últimas décadas, como criptoativos e a crescente interconexão do mercado financeiro internacional, resultaram em organizações criminosas mais complexas e revelaram vínculos mais fortes entre crimes financeiros, eletrônicos e o financiamento de terroristas e atores estatais desonestos”.

Além de proteger os presidentes dos EUA e suas famílias, o Serviço Secreto também investiga crimes cibernéticos. Sendo assim, atividades ilícitas cometidas com ativos digitais, como instalação de software de mineração de criptoativos, se enquadram nessa categoria. Trump realmente se mostra empenhado em combater a lavagem de dinheiro, pois solicitou, em seu orçamento, US$127 milhões para a agência do Departamento do Tesouro.

“Esses recursos melhorariam a proteção do FinCEN dos dados coletados sob a Lei de Sigilo Bancário, o que aumentaria seu valor para as agências policiais e expandiria seus esforços para combater as ameaças emergentes à moeda virtual e ao cibercrime”.

Certamente muitos observaram no ano passado Trump admitir que não apoiava criptoativos. Contudo, o Bitcoin e as altcoins não dependem de apoio de nenhum indivíduo. Assim sendo, os ativos digitais cresceram fortemente ao redor do mundo fazendo até o presidente da maior economia mundial se render de alguma forma. Isso pode ser observado com o crescimento dos criptoativos em Washington.

Embora Donald Trump se empenhe para acabar com os crimes relacionados aos ativos digitais, o seu orçamento não é uma lei. Só para exemplificar, as propostas de orçamento presidencial tem pouca influência legal sobre o processo orçamentário. Por terem que passar pela Câmera dos Deputados dos EUA, isso reflete apenas as prioridades do presidente e não significa que os parlamentares aprovarão.

Ademais, o próprio amadurecimento do mercado já está cuidando dos crimes que envolvem ativos digitais. De acordo com a pesquisa da Chainalysis, o número de criptoativos que entrou na Darknet diminuiu mais de 90% desde 2015. Além disso, apenas 0,08% do total de Bitcoin entrou na Darknet em 2019.

 

Clique aqui para ler: PlusToken movimenta mais de 12 mil Bitcoins

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: