Nasdaq vai oferecer índices Bitcoin e Ethereum

Nasdaq vai oferecer índices Bitcoin e Ethereum

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 14 junho 2021

fachada da nasdaq iluminada a noite

De acordo com uma anúncio feito pela Nasdaq, a bolsa de valores norte-americana a partir de 25 de fevereiro, começará a oferecer informações em tempo real sobre dois novos índices de criptomoedas – o Bitcoin e o Ethereum.

O Índice Líquido Bitcoin (BLX) e o Índice Líquido Ethereum (ELX) são projetados para fornecer uma taxa spot ou de referência em tempo real para o preço de 1 BTC e 1 ETH, cotados em USD e baseados no “preço mais líquido” de suas exchanges”, disse a equipe da Nasdaq

Os índices, Bitcoin Liquid Index e o Ethereum Liquid Index, permitirão que traders e instituições rastreiem os preços do Bitcoin e do ETH, a fim de tornar mais fácil “avaliar investimentos e rastrear portfólios”.

O anúncio da Nasdaq explica que ambos os índices são calculados usando dados de diversas exchanges de criptomoedas “para fornecer um único preço para o BTC e o ETH”. A Nasdaq afirma ainda que a metodologia foi auditada de forma independente.

De acordo com a Nasdaq, “o BLX é um dos índices BTC mais amplamente referenciados entre os traders de criptomoedas e foi calculado até 2010. Da mesma forma, o ELX foi calculado até 2014.”

A Nasdaq afirma que os índices foram desenvolvidos por meio de seu relacionamento com a Brave New Coin, que será a responsável por fornecer valiosas informações acerca das criptomoedas em questão para os investidores tradicionais do mercado de ações, proporcionando um estímulo para a adoção das criptomoedas no mercado de ações.

Nasdaq

Vale destacar que em novembro de 2017, mesmo após a continuação das baixas de preço das criptomoedas, a Nasdaq anúnciou que os planos de lançar os contratos futuros de Bitcoin “não seriam interrompidos”.

Em dezembro de 2018, a Nasdaq Ventures investiu na rodada de captação de recursos da ErisX, uma plataforma de derivativos de criptomoedas que quer levar as negociações de criptomoedas para o coração de Wall Street. Foi uma clara demonstração de que o mercado para esses “derivativos” tem muito espaço para crescer.

A Nasdaq tem se mostrado muito favorável as criptomoedas, no ano passado Adena Friedman, CEO da Nasdaq Inc., em uma entrevista para a CNBC, Kevin O’Leary, o líder do programa Squawk Box, falou sobre a insuficiente liquidez de muitas exchanges de criptomoedas, sugerindo que a Nasdaq poderia ser a resposta óbvia para esse problema.

“Hoje, o mercado não está regulamentado, então decidimos não nos tornar uma exchange de criptomoedas, mas já estamos entregando nossa tecnologia, disse Adena Fridman.

Essa observação da chefe da bolsa de valores estava relacionada à notícia de que a Gemini uma exchange de Bitcoin usa a tecnologia Nasdaq para rastrear a manipulação do mercado, mas a observação a seguir chamou mais atenção.

“No entanto, com o tempo, se virmos que as pessoas estão prontas para um mercado mais regulado e condições justas para os investidores, a Nasdaq, sem dúvida, considerará a possibilidade de se tornar uma exchange de criptomoedas, disse Adena Fridman.

Leia mais aqui: Exchange regulamentada pela UE vai iniciar negociação de ações da Nasdaq