IDAX é acusada de aplicar golpe em seus clientes

IDAX é acusada de aplicar golpe em seus clientes

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

O CEO da IDAX supostamente fugiu com a cold wallet da exchange, todos os funcionários foram embora ou foram demitidos e o token da plataforma caiu para US$ 0. As informações são do site CryptoBriefing.

Blocklike relatou no Weibo.com rumores de caos na plataforma de negociação com sede na China, IDAX , sugerindo que a corretora acabou de realizar um golpe de saída (exit scam). Blocklike, citando pessoas não identificadas, disse que o CEO da IDAX supostamente fugiu da empresa levando a cold wallet com ele.

Uma tradução aproximada das fontes de Blocklike acrescentou:

“Os ativos podem ser perdidos e o CEO estar escondido. Entre os funcionários, ninguém sabe sobre o paradeiro dele, exceto o confidente do chefe que está se conectando através de canais externos.”

O fundador da companhia, Lei Guorong, supostamente não está em contato com nenhum funcionário desde 26 de novembro de 2019.

O CoinMarketCap mostra um volume de câmbio de quase US$800 milhões no dia anterior, mas um aviso sobre restrições de retirada de fundos é publicado na página da IDAX. No dia 23 de novembro a IDAX publicou um anúncio em seu site alegando que um alto volume de “tráfego de solicitação de retirada” congestionou a plataforma e pediu a paciência dos usuários.

Logo depois, a bolsa anunciou que não prestaria mais serviços aos usuários na China por “razões políticas”.

A IDAX, lançada em dezembro de 2017, é a única bolsa de criptomoedas sediada na Mongólia, com seu escritório principal localizado no Parque Industrial de Alta Tecnologia GBC em Ulaanbaatar.

No dia 22 de novembro, a Coindoo.com, uma agência de mídia e informação romena, atribuiu à corretora uma classificação de 4,5/5, citando “uma seleção diversificada de moedas” como uma das razões para a alta classificação de aprovação.

 

Veja como comprar Bitcoin no Brasil com segurança

 

Eles advertiram, no entanto, que “[o IDAX] tem uma situação regulatória sombria, pois a troca está sob regulamentação mongol”.

A empresa ainda possui um site ativo e presença no Twitter e Telegram. Há três dias, a IDAX comemorou seu aniversário de dois anos, além de tuitar um material promocional oferecendo 20% de desconto no token “Slat”. O mais recente é um tuíte fixado, datado de 10 de novembro, agradecendo aos usuários e parceiros por seu “grande suporte”.

Porém , do outro lado da moeda, foi  relatado que a turbulência é meramente FUD e as pessoas estão exagerando no hype da mídia.

A resposta lenta às solicitações de retirada é simplesmente uma sobrecarga do sistema por causa do número de usuários que movimentam fundos devido à pressão regulatória, afirma a corretora. Alguns usuários da exchange, no entanto, têm uma visão muito diferente da situação.

De acordo com Posts Frenéticos no canal da Idax No Telegram, Os Contatos De Suporte E Administrativos da corretora não responderam às solicitações nos últimos três dias. Entre as centenas de memes e postagens engraçadas, usuários frustrados postaram capturas de tela do que parece ser um bot da IDAX respondendo a solicitações. O sentimento geral, no entanto, é que a corretora não está mais fazendo negócios.

Desde então, o CoinGecko retirou o registro do token nativo, IDAX Token (IT), e incluiu um anúncio informando que “recebemos relatórios de que o IDAX foi encerrado e fugiu com o dinheiro dos usuários.”

Veja também: Justiça aceita pedido de recuperação judicial do Bitcoin Banco

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: