Holders de IOTA continuam positivos após pausa da rede

Holders de IOTA continuam positivos após pausa da rede

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Recentemente o ecossistema da IOTA está passando por um momento complicado, a sua rede está completamente pausada por causa de uma vulnerabilidade na carteira Trinity que causou a perda de milhões em MIOTA, o token nativo da rede. Apesar de ser um momento bastante negativo para o projeto, parece que os investidores ainda estão confiando na rede.

No dia 13 de fevereiro, a Fundação IOTA foi obrigada a desligar o Coordinator, o sistema que  verifica as transações válidas após a vulnerabilidade da carteira Trinity. Essa vulnerabilidade permitiu que hackers pudessem roubar “carteiras de alto valor”, de várias vítimas.

Até agora, dez vítimas foram identificadas e as perdas são estimadas entre US$300.000 e US$1.2 milhões em IOTA. Por causa da pausa na blockchain, ninguém pode enviar ou receber tokens IOTA, mas ainda assim, os investidores parecem não estar incomodados com esse fato.

Julian Hosp, cofundador da Cake Defi e da I-Unlimited, realizou uma pesquisa no Twitter perguntando aos holders de IOTA se eles planejam vender ou guardar seus tokens uma vez que a rede estiver de volta à ativa. Das 1.610 respostas, 67.5% disseram que vão continuar guardando a moeda enquanto 32.5% disseram que têm a intenção de vender a criptomoeda uma vez que a blockchain voltar a funcionar.

Um usuário do Twitter com o pseudônimo C4chaos, afirmou que vai manter as moedas em sua carteira e está atualmente esperando para poder movimentar os tokens através da ferramenta de migração. Ele insistiu que se a IOTA conseguir resolver esse problema, isso seria um momento “permanentemente de alta” e até mesmo compraria mais criptomoedas.

Apesar dos investidores estarem positivos em relação ao token, existe uma alta probabilidade de que haja uma grande venda em massa quando a rede for reativada, de acordo com Hosp. Como falamos por aqui, a rede ter sido pausada para resolver uma vulnerabilidade é um problema em por si só.

Uma blockchain, descentralizada como deveria ser, não poderia ser simplesmente pausada por uma única entidade. Isso quer dizer que o projeto, na verdade, é centralizado e controlado por um único indivíduo.

Atualmente ninguém pode receber ou enviar tokens através da rede IOTA. Isso quer dizer que o dinheiro de muita gente está sendo diretamente controlado por um intermediário, exatamente aquilo que a blockchain nasceu para combate.

Isso coloca um grande buraco nos fundamentos do IOTA e pode ter diminuído a confiança de muitos investidores no produto.

Veja também: 10% dos nós controlam 80% do BTC na Lightning Network

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: