HomeCarteira IOTA tem vulnerabilidade que pode causar roubos

Carteira IOTA tem vulnerabilidade que pode causar roubos

Melissa Eggersman

O time por trás do ecossistema IOTA acabou de pausar as atividades na rede e está investigando alegações de uma possível vulnerabilidade da carteira oficial Trinity. Os desenvolvedores estão recomendando que ninguém abra a carteira Trinity até que a situação seja esclarecida após a investigação dos incidentes relatados.

O IOTA é um projeto de blockchain criado para solucionar os problemas de integração com equipamentos ligados na Internet das Coisas (IOT, na sigla original). No entanto, a blockchain está sofrendo um ataque ou tendo uma vulnerabilidade explorada na Trinity Wallet, a carteira oficial da IOTA para desktop.

A fundação IOTA recomendou que os usuários nem abram as suas carteiras durante o período de investigação sobre a veracidade e sobre a causa dessa vulnerabilidade.

“Cerca de US$1.6 milhão de dólares em IOTA foi roubado de 10 contas de alto valor. O erro é provavelmente na carteira desktop oficial. A rede está completamente pausada por cerca de 24 horas agora.”

A Trinity é uma carteira que está disponível para dispositivos móveis, Windows e para o MacOS, sendo assim, uma grande variedade de usuários pode estar vulnerável aos ataques reportados hoje.

 

Comprar Ethereum no Brasil – Método Fácil

 

Segundo os relatos iniciais, apenas 10 vítimas foram afetadas, mas eram carteiras de grande valor. Metade das vítimas estão em comunicação direta com o time IOTA para tentar descobrir o que pode estar causando o problema relatado.

Os detalhes sobre o incidente são bem rasos por enquanto, mas há evidências que apontam para o roubo de chaves de recuperação. Ainda não é possível saber no momento como as chaves podem ter sido roubadas.

Nenhuma das vítimas afetadas por enquanto estava utilizando a versão mobile da carteira, apenas um usuário estava utilizando a carteira no sistema Mac e o restante das vítimas era usuários do Windows.

IOTA já teve problemas no passado

As carteiras do IOTA já tiveram problemas com vulnerabilidades de segurança no passado. As primeiras implementações da carteira IOTA eram instáveis e acabavam causando perdas de tokens ou envios para endereços errados.

Muitos usuários iniciais reclamaram e o time de desenvolvedores acabou ajustando esses pontos na carteira.

Em um outro ataque, um hacker britânico roubou cerca de US$11 milhões em IOTA. O hacker foi capturado pela polícia e a maior parte dos fundos foi recuperado pela fundação IOTA, mas o ecossistema sofreu um grande golpe na sua reputação em relação à segurança e vulnerabilidades.

Veja também: Saiba qual é o trabalho de tecnologia que está ultrapassando o blockchain

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais:

Etiquetas:
Usamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios, fornecer recursos de mídia social e oferecer a você uma experiência melhor. Ao continuar navegando no site, ou clicando em "OK, obrigado", você aceita o uso de cookies.