Depois do Google, Apple censura Dapps em sua App Store

Depois do Google, Apple censura Dapps em sua App Store

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

A tecnologia por trás das criptomoedas e por trás da blockchain já preocupou muitos setores de diferentes industrias. Os que acreditam na narrativa disruptiva da descentralizam possuem a crença de que o setor tradicional centralizado possui medo da blockchain e que até tenta censurar essas soluções.

Dois casos recentes deixar um pouco claro essa intenção de algumas empresas.  Primeiro o aplicativo MetaMask foi retirado dos aplicativos do Google Play. O MetaMask funciona como uma plataforma para rodar aplicativos descentralizados Ethereum direto em um navegador.

Porém, o Google Play alegou que retirou o aplicativo porque não é permite nenhum software de mineração de criptomoedas, mesmo o MetaMask não realizando esse tipo de atividade.

“Na última semana a versão de Android do MetaMask foi retirado do Google Play App store. Eles citaram que a política bane mineração em aplicativos mobile, o que não fazemos. O apelo foi rejeitado.”

Enquanto o problema pode ter sido causado por ignorância e falta de conhecimento do time do Google Play, não muito tempo depois um novo problema envolveu as criptomoedas e o Google.

Contas do YouTube com conteúdo sobre criptomoedas estavam tendo seus vídeos removidos. O próprio Vitalik Buterin comentou sobre o assunto, dizendo que não entende por que o YouTube removeria uma sessão de perguntas e respostas do time Ethereum.

Quando o assunto chegou à comunidade de criptomoedas não demorou para que os vídeos fossem restaurados e que o Google explicasse a situação afirmando que tudo não passou de um erro deles.

Dois erros assim em sequência levantam várias questões e dúvidas, dando muito mesmo a impressão de que realmente estamos vendo casos em que o conteúdo sobre criptomoedas foi removido por muito mais do que apenas um erro ou falta de conhecimento.

Agora é a vez da Apple

Aparentemente o Google não é o único que está usando um pente fino em todo o seu conteúdo relacionado ao criptomercado. A Apple agora está restringindo o uso de Dapps em seus dispositivos móveis.

Depois da retirada do MetaMask do Google Play, a Apple retirou o navegador de Dapps da Coinbase da loja App Store.

O CEO da Coinbase, Brian Armstrong comentou sobre o assunto em um post no Reddit

“CEO da Coinbase aqui, isso é algo triste de ver. Apple parece estar eliminando o uso de Dapps da sua App Store.”

Precisamos de novas alternativas?

Uma questão bem levantada pelo CEO da MetaMask é que precisamos proteger a Web3, que é a próxima evolução da internet. A Web3 tem vários conceitos interessantes, um dele é a volta do poder ao usuário, sem a invasão de privacidade ou publicidade abusiva e a melhor maneira de realizar isso é através da descentralização.

Através de alternativas descentralizadas esse tipo de censura arbitraria não poderia acontecer, já que não existe poder central para simplesmente retirar conteúdo de um local sem o consentimento da comunidade.

Existem plataformas descentralizadas para a visualização de vídeos, assim como navegadores completamente descentralizados, como é o caso do Brave Browser.

Agora eles são minúsculos no ecossistema, porém, com uma preocupação cada vez maior com a privacidade e censura, há um grande futuro para essas aplicações.

Veja também: Desconhecido saca 100 Bitcoins de moeda Bitcoin Casascius

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: