Fundo bilionário de metais preciosos agora investe em Bitcoin, aplicando 5% de seus ativos

Fundo bilionário de metais preciosos agora investe em Bitcoin, aplicando 5% de seus ativos

By Benson Toti - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Um fundo de metais preciosos de 1/4 de bilhão de dólares agora está investindo em bitcoin, e está canalizando os lucros de volta para recursos de ouro e prata. O Old Mutual Gold and Silver Fund, que lida com uma carteira de ações de metais preciosos no valor de cerca de US$ 220 milhões, disse a Bloomberg em uma entrevista na semana passada que se rendeu oficialmente às criptomoedas. A empresa começou a investir no bitcoin em abril.

Ouro digital: fundos tradicionais abraçam o Bitcoin

O Old Mutual Gold and Silver Fund está sediada no Reino Unido. Investiga principalmente em títulos de capital de empresas que operam no setor de ouro e prata – empresas envolvidas em exploração, desenvolvimento e produção.

O fundo é gerenciado dinamicamente. Ele equilibra os investimentos em fundos de ouro e prata com fundos de ações de ouro e prata, dependendo da qual se beneficiaria da maior exposição. Apenas cerca de 20% das participações da empresa são mantidas como metais físicos.

De acordo com o gerente do fundo, Ned Naylor-Leyland, agora há um mandato para canalizar até 5% de seus investimentos em moedas digitais. Os ganhos gerados pela valorização de seus ativos digitais serão reinvestidos em ações de ouro e prata.

O retorno do ouro como moeda global?

O preço do Bitcoin aumentou mais de 700% este ano. Já superou o preço do ouro pela primeira vez em março – cerca de um mês antes do fundo ter começado a participar do mercado de criptomoedas.

De acordo com Naylor-Leyland, o Bitcoin foi originalmente concebido para servir como uma forma digital de ouro. Ele diz que, se houver um fundo com uma pequena porcentagem investida em bitcoin, deve estar em um fundo “dourado”.

“O sistema de pagamento de blocos de fricção e imediata de Bitcoin resolve a crítica do ouro como falta de divisibilidade e tem problemas com a facilidade de transmissão”, disse Naylor-Leyland. “Eu acredito que esse reconhecimento de uma forma diferenciada de pagamento trará a apropriação do dinheiro disciplinado no mundo moderno, preparando o caminho para o retorno do ouro como uma moeda global”.

É discutível se o ouro ganhará ou não o retorno da forma como esse gestor do fundo está esperando, mas suas opiniões sobre criptomoedas são especialmente positivas, especialmente em comparação com alguns de seus pares no setor financeiro.

O CEO da JPMorgan, Jamie Dimon, chamou a bitcoin de uma “fraude” que eventualmente entraria em colapso. Enquanto isso, o CEO da Credit Suisse, Tidjane Thiam, referia-se à moeda digital como “a própria definição de uma bolha”.

Será interessante ver quantas pessoas que são contra o bitcoin mudar de opinião, especialmente porque o preço do Bitcoin continua aumentando e mais pessoas começam a levá-lo a sério. Por enquanto, pelo menos alguns players – como o The Old Mutual Gold e Silver Fund – estão aproveitando essa oportunidade bastante lucrativa.

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin!

Telegram: https://telegram.me/guiadobitcoin
Facebook: https://www.facebook.com/guiadobitcoin/
Twitter: https://twitter.com/guiadobitcoin
Feed RSS: https://guiadobitcoin.com.br/feed/