Coinbase consegue patente de serviço para transferência de Bitcoin por e-mail

Coinbase consegue patente de serviço para transferência de Bitcoin por e-mail

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 07 setembro 2020

Um dos principais pontos para uma adoção mais ampla das criptomoedas é a facilidade de uso, principalmente para transferências e pagamentos. Com isso em mente, novas soluções são sempre bem-vindas. Uma dessas soluções é a transferência de Bitcoins por e-mail que a Coinbase está desenvolvendo.

Segundo o site CoinDesk, a famosa exchange conseguiu a patente para essa nova solução nessa semana.

A patente, que foi arquivada em março de 2015, mas concedida apenas na última terça-feira, detalha um sistema para os usuários efetuarem pagamentos de criptomoeda com endereços de email vinculados aos endereços de carteira correspondentes.

O remetente solicita o envio de criptomoeda para um endereço de email, e o sistema transmite automaticamente o valor acordado – desde que possua o saldo necessário – da carteira do remetente para a carteira correspondente ao endereço de email do destinatário.

O sistema leva 48 horas para a transação ser liberada, assim que o destinatário confirmar o pagamento. As criptomoedas que não estão em uso seriam armazenadas em um cofre seguro que só pode ser acessado pelo endereço de e-mail vinculado à carteira correspondente.

 

Como comprar Bitcoin no Brasil

 

Embora a Coinbase tenha feito mais de US$2 bilhões em taxas de transação desde 2012, o sistema de e-mail proposto não cobrará taxas dos usuários. De acordo com a patente, as taxas de mineração serão pagas pela própria bolsa. Transações para endereços de carteira externos seriam possíveis, mas podem não ser gratuitas.

A patente menciona especificamente o Bitcoin e não diz se o sistema poderia suportar outras criptomoedas, mas presumivelmente isso não seria um grande obstáculo. Também parece não haver restrição para os provedores de e-mail, o que significa que os usuários podem usar os endereços de e-mail existentes, caso desejem.

O sistema de e-mail também incluiria uma ferramenta da corretora para os usuários fazerem transações de Bitcoins no aplicativo usando moeda fiduciária de uma conta bancária vinculada.

Se a Coinbase planeja um novo serviço baseado na patente não está claro. NADA

Duas outras patentes foram concedidas à Coinbase na terça-feira. Um é um aplicativo para garantir que as contas de usuário cumpram as leis internacionais e locais; o outro, um   protocolo de execução para fechar contas não compatíveis.

O sistema de transações de e-mail potencialmente facilitaria as transações de criptomoeda para usuários menos avançados. Em agosto, Brian Armstrong, CEO Da Coinbase, disse que queria criar um sistema financeiro inclusivo: “A visão da Coinbase é criar mais liberdade econômica para todas as pessoas e empresas do mundo nos próximos 10 anos.”

Também não há a certeza do quanto o projeto foi avançado nesses anos aguardando a aprovação da patente ou se ele ainda está em desenvolvimento.

Veja também: Pesquisa indica que adoção do Bitcoin será ainda maior em 2020

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: