China completou o desenvolvimento de criptomoeda estatal

China completou o desenvolvimento de criptomoeda estatal

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

O Banco Popular da China  finalmente concluiu o design, desenvolvimento e implementação da moeda virtual da China, o yuan digital. Esse é um avanço que estava sendo previsto pela maioria dos especialistas do criptomercado, com notícias sempre trazendo que a moeda estava de fato em desenvolvimento.

“A pesquisa de design e desenvolvimento da moeda digital foi concluída significativamente”, disse uma autoridade sênior do PBOC à mídia chinesa nesta quarta-feira. “O banco central tem como objetivo selecionar áreas para lançamento de testes e realizar o processo de forma constante.”

O ex-governador do PBOC, Zhou Xiaochuan, disse em um discurso na terça-feira que as moedas eletrônicas têm dois objetivos: acordos de varejo nacionais e internacionais.

É provável que o PBOC inicie uma abordagem passo a passo em termos de tratamento de pagamentos internacionais para reduzir o efeito de quaisquer problemas que possam surgir com o lançamento do novo dinheiro digital.

Em comparação com a Libra, a controversa criptomoeda do Facebook, é improvável que o yuan digital atraia rígidas regulamentações estatais, isso claro, se ela permanecer limitada ao mercado local.

De acordo com as observações do governador do banco central, Yi Gang, em uma entrevista à imprensa com altos funcionários do banco, o yuan digital, ou renminbi digital, é uma moeda virtual legal que tem o mesmo valor que o dinheiro real e substituirá algumas notas e moedas.

O renminbi virtual deve ser distribuído via “sistema de duas camadas” mediado pelos bancos locais e comerciais do país. Se o PBOC fornecesse yuan digital diretamente aos usuários sem passar por bancos comerciais, as entidades intermediárias financeiras enfraqueceriam e perturbariam a economia.

O yuan digital atuará na mesma capacidade que o fluxo de dinheiro atual para evitar prejudicar a integridade dos regulamentos financeiros da China que operam através de seus bancos locais.

 

Como comprar Bitcoin no Brasil!

 

A questão sobre quais bancos comerciais atuarão como pontos de contato com clientes ainda é desconhecida, mas os quatro maiores bancos estatais da China, incluindo o Banco Industrial e Comercial da China, o Alibaba Group Holding Ltd. e Tencent, são possíveis escolhas.

Ao trocar dinheiro com essas empresas bancárias comerciais, os usuários obtêm yuan digital e o mantêm na carteira digital de seu smartphone.

Como os pagamentos móveis que se tornaram populares no Japão, os usuários podem fazer pagamentos e remessas enquanto fazem compras – mesmo que não tenham conexão com a Internet.

Enquanto isso, a China continua atacando as criptomoedas

Durante o final do mês passado, a China tomou ações para fechar todas as exhanges de moedas digitais no país, criando um momento conturbado para o mercado. Porém, a tal ação, que está sendo chamada de “Crypto Crackdown” não é exatamente uma novidade para o país.

Enquanto a China apoia muito a tecnologia de blockchain, o país é bastante averso às criptomoedas e passou algum tempo reprimindo o setor. A China é um país que ainda vive um sistema de controle social alarmante, o que seria prejudicado pelo fim do controle monetário.

Por isso, existe muita preocupação com as criptomoedas dentro da nação asiática.

Veja também: Analista diz que preço pode ser $10.000 após o halving

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: