CFTC não deu permissão para LedgerX lançar contratos futuros Bitcoin

CFTC não deu permissão para LedgerX lançar contratos futuros Bitcoin

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Conforme relatado pela Coindesk, a Commodity Futures Trading Commission (CFTC) dos EUA declarou que não deu permissão para a LedgerX lançar os contratos futuros Bitcoins. 

Vale destacar que a LedgerX declarou ter recebido a licença com a autorização da CFTC em junho e foi anunciado pela própria empresa, com isso ontem, 31 de julho, a ledgerX anunciado o lançamento bem-sucedido da plataforma.

Assim, investidores institucionais e de varejo supostamente tiveram a oportunidade de negociar opções e futuros na própria plataforma LedgerX, chamada Omni.

Na verdade, aparentemente a LedgerX pode não ter lançado contratos futuros de Bitcoin liquidados fisicamente. Fontes afirmam que não está claro no momento se esses contratos futuros estão disponíveis para negociação ou se estarão em breve. Eles também apontam uma série de evidências:

Em primeiro lugar, não há registros oficiais sobre contratos de futuros aprovados no site da LedgerX ou no principal regulador de derivativos dos EUA, o site da Commodity Futures Trading Commission (CFTC). Um especialista em derivativos chamado Thomas G. Thompson também twittou ontem: “A CFTC não mostra nenhum contrato futuro certificado pela ledgerX”.

Também não há volume de futuros listado em seus dados de mercado disponíveis publicamente.

“Não veja nenhum volume de comércio relatado. Lançamento de Vaporware ”, questionou um insider da indústria.

Uma fonte com conhecimento direto do assunto disse ao portal de notícias The Block que a LedgerX encontrou um impedimento junto a CFTC, que solicitou a remoção de certos posts sobre o lançamento da nova plataforma. A agência estava preocupada com “fake news”, relatou a fonte ao portal.

O LedgerX excluiu um tweet que escreveu ontem, dizendo: “É oficial: estamos no varejo com o Omni! Se você se inscreveu para a nossa lista de espera, você vai ouvir de nós em breve. […] ”

Assim, a notícia da LedgerX ter derrotado o rival Bakkt para oferecer tais contratos ainda não foi confirmada, uma vez que aparentemente ainda não é possível negociar o produto. A Bakkt, criada pela Intercontinental Exchange (ICE), empresa controladora da Bolsa de Valores de Nova York, também está se preparando para oferecer contratos futuros de Bitcoin liquidados fisicamente por um mês e um dia. Mas atualmente está buscando uma licença do Departamento de Serviços Financeiros de Nova York para operar seu chamado Bakkt Warehouse como fundo fiduciário.

A Intercontinental Exchange (ICE), a empresa controladora da Bolsa de Nova York e a operadora da plataforma de criptomoeda Bakkt, anunciou que os futuros de bitcoins serão lançados “em um futuro muito próximo”, e que estão sujeitos à decisão final dos reguladores. A Bakkt anunciou uma data oficial de lançamento para testar seus derivados de Bitcoin. Os contratos futuros BTC começaram a ser testados em 22 de julho.

Depois de ser anunciado com muita emoção em 2018, o projeto Bakkt sofreu diversos atrasos, embora esteja oficialmente previsto o lançamento ainda este ano. A Bakkt, uma subsidiária da Intercontinental Exchange (ICE), que administra a Bolsa de Valores de Nova York, levará o investimento em criptomoedas para um nível muito mais alto.

Veja também: PF está investigando se hackers que invadiram celular de Sérgio Moro receberam pagamento em Bitcoin

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: