Block.One não vai lançar rede social na blockchain EOS

Block.One não vai lançar rede social na blockchain EOS

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 01 junho 2021

simbolo da criptomoea eos

A Block.one é a empresa responsável pela ICO do EOS, uma plataforma descentralizada para dapps de diferentes tipos. A EOS surgiu como uma concorrente do Ethereum e atualmente briga com a Tron pelo segundo lugar do mercado. O EOS foi a maior ICO da história. Recentemente a empresa prometeu o lançamento da rede social Voice, que seria lançada na blockchain EOS. No entanto os planos mudaram.

A ideia do Voice é ser um novo tipo de rede social com a implementação de criptomoedas, o que é um grande diferencial (e possivelmente sairia na frente do Facebook e a sua moeda libra), além de evitar a ação de bots, já que verificaria a autenticidade das contas através da blockchain.

Com isso essa nova rede social traria a possibilidade de contar com uma boa adoção, já que tem chamativos bem interessantes para os usuários. Isso atraiu a atenção também dos investidores, já que um “dapp” com grande interesse na rede seria um bom catalizador para valorizar o EOS.

A companhia acabou ficando em silencio sobre a Voice por messes após o anúncio, porém, em dezembro anunciou uma data de lançamento, para o dia 14 de fevereiro. Com a data de lançamento veio o site oficial e uma sessão de perguntas e respostas. E infelizmente nessa sessão foi informado de que, ao contrário do que foi prometido, Voice não rodará na rede principal do EOS.

 

Guia completo para comprar EOS no Brasil

 

“Enquanto o Voice ainda está em beta e em um estado altamente iterativo, ele vai rodar em uma blockchain EOSIO privada, nós gostaríamos que o Voice alavancasse a blockchain pública do EOS e potencialmente outras que possam alcançar a performance e governança da Voice.”

Isso vai diretamente contra o que a Block.one disse que iria realizar, de acordo com o próprio release de imprensa de junho do ano passado.

O que isso quer dizer para o ecossistema?

Apesar de ser apenas uma mudança na forma do lançamento, isso pode trazer algumas implicações importantes para todo o ecossistema do EOS. Primeiro, essa mudança faz com que muitos desconfiem da capacidade da rede.

2019 foi um ano em que a blockchain EOS foi bastante criticada por incapacidades técnicas, além de decisões governamentais que dividiram a comunidade. Por exemplo, em novembro, um contrato inteligente chamado EIDOS que recompensava usuários que faziam grande transações.

A decisão de remover o Voice da mainet do EOS pode estar ligado com esses problemas que vêm atrapalhando o ecossistema. Isso pode ser visto como um balde de água fria para os investidores que estavam aguardando a valorização da rede com o lançamento.

O Voice é o maior projeto da Block.one desde o lançamento do EOSIO, é fácil entender as expectativas por trás do lançamento.

Aaron Cox, da Greymass, e que produz blocos de back-up para o EOS, disse ao CoinDesk que a decisão na verdade é bom para a rede, mas que entende os investidores decepcionados.

“Aqueles que investiram no EOS porque eles ouviram que o Voice estava chegando são provavelmente aqueles que estão mais decepcionados que a aplicação não vai imediatamente rodar na Mainnet. Mas eu acredito que aqueles envolvidos com a parte tecnológica das coisas vão aceitar que esse é o caminho que mais faz sentido.

Veja também: Bitcoin pode cair para US$5.000 antes do Halving, diz Analista

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: