Bitcoin demonstrou baixa volatilidade em 2019

Bitcoin demonstrou baixa volatilidade em 2019

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

2019 foi um bom ano para o Bitcoin. A maior criptomoeda do mundo teve uma valorização de quase 100% em relação ao começo do ano, teve uma boa taxa de adoção e vários novos produtos e regulamentações foram desenvolvidos. O ano também marcou um controle da volatilidade e uma menor relação com o restante do criptomercado.

De acordo com os dados divulgados no blog da SFOX, o ano passado foi um importante momento em sua história, mostrando ao mesmo tempo a possibilidade de ser um investimento com grandes ganhos e uma maturidade do ecossistema com uma estabilidade maior.

A ideia de que 2019 foi um ano com mais volatilidade no mercado, é ainda mais reforçada pelo fato de que as altas e baixas foram espalhadas durante todo o ano. Durante o ano passado a variação média de preço do Bitcoin em períodos de 30 dias foi de apenas 9%.

Esse é um número bem menor do que os anos anteriores, principalmente em relação a 2017 e começo de 2018, período do bull run que elevou o Bitcoin para recordes históricos. As outras criptomoedas, em correlação com o Bitcoin, também viram um ano menos volátil, com exceção do Ethereum Classic que teve 35% de volatilidade.

 

Como comprar Bitcoin no Brasil!

 

Porém, mesmo com uma menor volatilidade, o Bitcoin demonstrou uma valorização superior ao ganho de preços de outros ativos tradicionais. Enquanto o BTC teve um aumento de 94% em seu valor, no mesmo período o ouro valorizou 18% e o índice S&P 500, 29%.

“Combinado com o fato de que o BTC está provando não ter correlação com o S&P 500 e o ouro (a correlação média de 30 dias varia entre -0.037 e 0149 respectivamente), os dados mostram que os altos retornos do Bitcoin e baixa volatilidade fizeram da moeda uma importante ferramenta para administração de portifólio em 2019.”

Segundo a SFOX, esses dados agregados moveram o sentimento do mercado de neutro para levemente positivo. Porém, tudo ainda é muito confuso para se ter 100% de certeza que estamos no caminho de um 2020 com novas altas e até mesmo recordes de preço.

Estamos bem próximos do halving do Bitcoin, um movimento extremamente aguardado para muitos investidores e compradores. É possível sim que 2020 encerre com dados ainda melhores sobre o criptomercado e com uma alta ainda mais significativa no encerrar do ano.

Com tudo isso em consideração, o ecossistema do Bitcoin demonstra cada vez mais maturidade e está avançando para o caminho certo.

Veja também: Baidu lança seu criptoativo Xuperchain

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: