Akon criará cidade na África que usará apenas criptomoedas

Akon criará cidade na África que usará apenas criptomoedas

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

O rapper Akon, conhecido por alguns sucessos musicais, possui um grande programa e ajuda humanitária no continente africano. Desde projetos para levar energia elétrica para cidades pobres, até mesmo construir uma cidade que usará apenas criptomoedas. É exatamente esse o plano do rapper, criar a Akon City, no Senegal.

A ideia do de Akon é criar uma cidade em que as criptomoedas e a tecnologia de blockchain sejam o destaque em movimentar a economia e elevar o poder do povo em relação aos sistemas financeiros tradicionais.

Nenhum lugar melhor para começar um projeto assim do que a África, pelo menos na questão filosófica. O continente africano sofreu por séculos com a exploração europeia e até hoje é prejudicada por como o sistema tradicional favorece apenas um lado enquanto usa moedas fiduciárias como forma de manipular outras nações.

Os planos para a construção da Akon City foram anunciados ainda em 2018 e desde então ele está trabalhando para conseguir realizar essa visão.

A cidade vai ser construída em uma área de 2000 acres que foi disponibilizada a ele pelo presidente do Senegal, Macky Sall. A nova cidade vai apenas ter transações com as criptomoedas chamadas Akoin. Como sabemos, de acordo com a natureza das criptomoedas, provavelmente haverá transações de outras mesmo com um foco em educar os moradores ao uso da Akoin especificamente.

 

Cotação Ethereum: qual é o preço do Ethereum hoje?

 

Além do uso de criptomoedas a cidade também se destaca porque vai usar apenas energia renovável. O local também terá fácil acesso, ficando apenas há 5 minutos do novo Aeroporto Internacional do país.

A cidade ainda não começou a ser construída e provavelmente vai levar um bom tempo para ser terminada. Mas ela já ganhou um apelido na internet “W’akon’da. Uma referência a cidade de Wakanda, um local super tecnológico na África, nos quadrinhos da Marvel.

O que sabemos sobre a Akoin?

A Akoin ainda não é um projeto completamente funcional. Aliás ela está apenas nos seus momentos iniciais. O seu whitepaper será lançado apenas em 2020, e a sua listagem em exchanges vem apenas em julho desse ano, de acordo com o roadmap no site oficial.

Ainda não se sabe qual a tecnologia por trás da moeda. Mas considerando que a ideia é usar como o único meio de transação oficial de Akon City, ela provavelmente terá propriedades similares ao XRP e Stellar, com foco nas transações e não em contratos inteligentes ou dapps.

Mas ainda resta esperar para ver. Também é preciso saber se o plano vai sair como o esperado. Não será a primeira vez que alguém tenta criar uma “criptocidade”, outros projetos deram errado.

Veja também: Adoção de Bitcoin na Venezuela está mesmo aumentando?

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: