TRON é um sistema operacional baseado em blockchain no qual é possível criar aplicativos descentralizados e compartilhar conteúdo de mídia. O próprio token TRX (“Tronix”) é usado para obter acesso a determinados recursos do software operacional. Portanto, o principal objetivo do token é para uso na rede TRON. No entanto, ainda é um estoque de valor e pode ser negociado em bolsas de valores, portanto, também pode ser descrito como uma moeda virtual.
TRON foi criado em 2017 por Justin Sun. Originalmente, o TRX era um token baseado no ERC-20, apoiado pelo Ethereum, mas em 2018 eles se separaram para se tornar seu próprio token. Nesse mesmo ano, Tron adquiriu o Bit Torrent, o maior site de compartilhamento de arquivos da Internet, que foi um passo necessário em sua jornada para criar um campo de jogo nivelado de mídia na Internet. O preço mais alto da TRX foi alcançado em janeiro de 2018, quando a moeda atingiu US $0,30, agora, no entanto, vale US $0,01. Ele ficou em 17º lugar em termos de capitalização de mercado contra outras criptas no momento da redação deste artigo.
O TRON foi inventado com um objetivo claro em mente: ajudar a recompensar mais os criadores de conteúdo por seus esforços. A maneira como a indústria da mídia está estruturada no momento é que algumas grandes empresas, como YouTube, Facebook e Apple, têm um nível enorme sobre o que a mídia é visualizada e publicada em seus sites. Eles não apenas controlam o que pode ser visto, mas também recebem a grande maioria do dinheiro gerado pela mídia. Os criadores, no entanto, recebem apenas um pequeno corte da renda. Tron foi criado para corrigir isso.
Cortando o meio-homem da mídia, por assim dizer, o TRX pode permitir que os espectadores recompensem diretamente os criadores de conteúdo através da rede e usando os tokens TRX. Assim, a mídia pertence ao criador e não em parte a uma grande empresa.
A rede trabalha com alguns princípios, o primeiro sendo que todos os dados na rede são gratuitos e não são controlados por uma autoridade central. Os criadores de conteúdo podem obter ativos digitais, nesse caso, o token TRX ou outros tokens que são suportados pelo TRX, como recompensa por seu conteúdo.
Como mencionado, é possível que os criadores criem suas próprias moedas ou tokens que podem ser usados em seus próprios Dapps na rede. Esses tokens criados são sustentados pelo token TRON principal.
Os estágios finais do plano de desenvolvimento da Tron Network incluem o suporte a jogos na rede. Eles seriam totalmente descentralizados e os usuários seriam capazes de recompensar os criadores diretamente se eles gostassem do jogo com seus próprios ativos digitais.
O TRX pode ser usado como uma reserva de valor, como um investimento ou para negociar por outras moedas. Como tal, pode ser considerado como “dinheiro real”. No entanto, o principal uso do token está na rede na criação e interação com os dApps.
Também é possível bloquear os tokens para obter uma recompensa conhecida como ‘Tron Power’. Isso fornece ao detentor o direito de voto sobre as decisões na rede, além de conferir a ele um status mais alto. Quanto mais tempo o titular de um token bloquear seus tokens, mais TP eles receberão.
Não há taxas para transações TRX, um feito notável, e a rede é capaz de suportar 2000 dessas transações sem sentido a cada segundo.
A compra de TRX em uma bolsa implica, obviamente, algum tipo de taxa como compensação pela troca que o conecta a um vendedor. Especialmente porque o TRX só pode ser comprado como troca por outras moedas, como Bitcoin ou Ethereum. Como tal, você incorrerá em taxas de compra dessas moedas imediatamente e, em seguida, outra taxa pela negociação com a TRX.
Sem Custos – as transações Tron na rede são sem custos.
Transações rápidas – as transações são muito rápidas, pois a rede pode suportar até 2000 por segundo. Essa capacidade de transações é um bom presságio para o futuro escalável do Tron e o potencial da rede para revolucionar a mídia online. Para ter uma ideia pode comparar isso com outras moedas, como Ethereum (25 transações) ou Bitcoin (3-6 transações) e é clara a diferença.
Capaz de criar dApps – Você pode criar dApps na rede. Ao criar um dApp na rede e oferecer conteúdo, você pode receber ativos digitais em troca. Eles podem estar em tokens TRX normais ou em um token criado que é sustentado pelo TRX. Como tal, você pode ser compensado por seus esforços na criação do aplicativo e do conteúdo nele. Se você não está interessado em criar dApps, a vasta gama que já foi criada ainda está lá para seu lazer.
Capaz de oferecer suporte direto aos criadores de conteúdo – TRON acredita que é importante oferecer suporte adequado aos criadores de conteúdo e a rede é uma ótima maneira de fazer isso. Se você usa a Internet hoje em 2020, é provável que goste de assistir ou ver a mídia online. A felicidade que você recebe assistindo é possibilitada pelos criadores de conteúdo; portanto, é justo que eles sejam suficientemente apoiados por seus esforços.
As transações TRON são anônimas, no entanto, elas são apenas na própria rede. O ato de comprar o Tron e a necessidade de realizar uma troca significa que você terá que provar sua identidade para comprar os tokens em primeiro lugar. Uma vez na rede Tron, no entanto, as transações podem ser realizadas anonimamente. Por outro lado, deve-se notar que todas as blockchains mantêm um registro das transações feitas na cadeia. Como tal, nenhuma transação é realmente anônima.
Tron tem uma reputação segura no mundo das criptomoedas. Os gastos da empresa com segurança e o pessoal contratado são indicativos disso. Como outras criptomoedas, é uma rede descentralizada, existe um ônus grande no indivíduo em ser inteligente quando se trata de cuidar de seus tokens. No que diz respeito à rede como um todo, ela ainda precisa sofrer um escândalo de segurança.
O hub de desenvolvimento Tron: é um projeto de código aberto que incentiva qualquer desenvolvedor a participar e contribuir. Isso pode ser feito através do Tron Development Hub. Aqui, há documentação que cobre o protocolo, como configurar nós, contratos inteligentes e como desenvolver dApps. O objetivo do hub é poder orientar alguém, com relativamente pouca experiência ou conhecimento, através das etapas não apenas de como usar a rede Tron, mas também de como se engajar e, eventualmente, moldá-la.
Refereum – É uma plataforma que permite aos jogadores ganhar TRX enquanto transmitem e os espectadores a ganhar recompensas enquanto assistem. A parceria está de acordo com o foco da mídia de Tron, além de refletir o enorme potencial de integração de jogos e blockchain. A principal motivação de seus esforços é através do serviço de streaming DLive, que Tron acessou através da parceria BitTorrent com o serviço.
Metal Pay – O Metal Pay é um serviço de pagamento on-line para enviar dinheiro ao redor do mundo e eles se tornaram parceiros da TRX. Isso significa que agora os usuários podem comprar facilmente tokens TRX por dinheiro, no site Metal Pay ou em seu aplicativo. Isso ajuda a quebrar uma das barreiras à adoção do Tron, que é o processo de aquisição do TRX que algumas pessoas já haviam encontrado antes.
Samsung – A Samsung adicionou o TRX ao seu Blockchain Keystore. Isso significa que os usuários da Samsung que possuem as versões mais recentes de seus telefones agora podem acessar o Tron dApps através da loja de aplicativos Samsung. Esta é uma conquista importante para a blockchain, pois os novos criadores de conteúdo podem receber uma quantia razoável de compensação por seus esforços, mas também os dApps agora estão expostos a um dos maiores mercados de aplicativos do mundo.
O TRX não pode ser extraído. Em vez disso, os tokens podem ser adquiridos acumulando seus tokens existentes para ajudar a validar outras transações. Ao ajudar a validar as transações, os participantes receberão uma taxa de criação ou transação de token. Note-se que esses ativos digitais pagos não estão sendo criados recentemente, eles já existem.
Uma carteira Tron é um software que pode armazenar tokens TRX. Elas vêm de várias formas diferentes e, de fato, existem várias carteiras para TRX criadas pela própria comunidade, acessíveis no site da Tron. Aqui estão alguns exemplos:
Ledger Nano S – Uma carteira de hardware
Trezor -Uma carteira de hardware
Guarda wallet – Uma carteira de desktop
Atomic wallet – Uma carteira de desktop
Tronscan – Uma carteira “quente” on-line
Tronlink – Uma extensão para o Google Chrome
A carteira que você escolher trará um conjunto diferente de benefícios versus desvantagens. Alguns são mais portáteis, enquanto outros oferecem mais segurança. Certifique-se de realizar a pesquisa adequada antes de tomar uma decisão.
Se você está interessado no potencial da rede Tron e no futuro da mídia on-line, o TRX é um investimento verdadeiramente intrigante. Os tokens TRX são um pré-requisito para interagir com a rede, portanto, seria um bom investimento, especialmente se você é um aspirante a criador de conteúdo ou potencial, apenas tem uma paixão pela mídia e gostaria de interagir com todos os dApps na rede .
No entanto, deve-se notar que o TRX é uma criptomoeda e está sujeito a flutuações de preço. Com apenas US $0,01 por token, eles não estão no final mais caro da escala de criptomoeda, mas os princípios de investimento permanecem os mesmos. Faça uma pesquisa adequada antes de decidir investir e nunca invista mais do que você está preparado para perder.