Registre-se com eToro de imediato

O que é Ripple e como funciona?

By Alice Leetham - Atualizado 04 setembro 2024
Ripple (XRP)
Rentabilidade
...
24hr ...
7d ...
Capitalização de mercado ...
Estamos cientes de inúmeros sites que usam o apoio de celebridades falsas para enviar clientes para corretores não regulamentados ou call centers. O nosso site só vai enviar clientes para parceiros que nos forneceram as garantias regulatórias necessárias.

O Ripple é uma rede ponto-a-ponto descentralizada que fornece um protocolo de pagamento digital para instituições financeiras. Ele permite a transferência digital direta de dinheiro, se você deseja enviar fundos convencionais em dólares ou criptomoedas como bitcoin. A rede possui seu token indicado pelo XRP. Por capital de mercado, o Ripple é atualmente a quarta maior criptomoeda. Um dos fatos exclusivos sobre o XRP é que todos os tokens são pré-extraídos.

O RippleNet, que é alimentado pela rede de servidores, é uma plataforma de código aberto projetada para permitir transações financeiras rápidas e acessíveis. O token XRP significa a transferência de valor através do RippleNet. Ele atua como mediador de trocas, permitindo que os usuários comprem e vendam moedas fiduciárias e criptomoedas. Aprenda tudo o que você precisa saber sobre o Ripple.

Por que foi inventado o Ripple?

Co-fundado por Jed McCaleb e Chris Larsen em 2012, o Ripple adotou uma abordagem mais diplomática do que outras criptomoedas. Em vez de tentar substituir todo o sistema bancário e de pagamentos, tentou fornecer uma maneira de facilitar pagamentos rápidos e baratos por meio de uma plataforma descentralizada. Seu principal objetivo é fornecer um protocolo de troca e remessa de ativos de liquidação de pagamentos que funcione como o sistema SWIFT existente. Oferece uma solução semelhante para a transferência internacional segura de dinheiro, removendo os intermediários.

Jed inaugurou a OpenCoin, empresa que é responsável pela Ripple. Jed se juntou com David Schawart, um dos principais especialistas em criptográfia e a Arthur Britto, estrategista da OpenCoin.
As coisas não estavam dando certo em 2013, então Jed saiu do projeto por divergências na gestão empresa e conflitos pessoais, resolveu se demitir. Agora, Jed McCaleb se dedica a um novo projeto, a Stellar, principal rival da Ripple.
No mesmo ano que Jed se demitiu, a empresa mudou de nome, de OpenCoin virou Ripple Labs.

Não é segredo que o sistema de pagamento internacional de hoje é muito fragmentado e causa atrasos e frustrações para os usuários. As pessoas precisam passar por muitas dificuldades para fazer pagamentos transfronteiriços, e essas transações diárias impedem muito dinheiro além dos longos tempos de espera. O Ripple fornece uma plataforma para transações financeiras instantâneas, confiáveis e de baixo custo para resolver os problemas associados aos sistemas de pagamento atuais. Existem mais de 300 fornecedores em mais de 40 países que adotaram a inovadora plataforma de pagamento via rede.

Pronto para investir em Ripple?

Como funciona Ripple e que tecnologia está por trás dele?

Ao contrário de outras criptomoedas, o Ripple não depende da tecnologia blockchain. As moedas XRP não são extraídas e não há protocolo de Prova de Trabalho ou Prova de Participação. Para processar e verificar transações, criou e patenteou uma tecnologia proprietária chamada Ripple Protocol Consensus Algorithm (RPCA). Isso significa que, para verificar uma transação, todos os nós da rede devem concordar por unanimidade. Essa é uma das razões pelas quais as transações do XRP são comparativamente mais baratas e usam menos energia em relação ao Bitcoin.

o que é ripple

Para garantir transações perfeitas entre duas partes, o Ripple conta com um meio chamado Gateway, que atua como um link de confiança para cada parte. O mesmo meio também envia e recebe todas as formas de moedas para endereços públicos usando o RippleNet. Empresas e indivíduos podem se inscrever e iniciar um gateway para autorizá-los a agir como intermediários para concluir a troca. As moedas XRP desempenham o papel de moeda ponte sem qualquer tendência para moedas digitais ou fiduciárias.

O tempo médio de verificação de transação na Ripple Network é inferior a 5 segundos e, apesar de não ter uma blockchain, o sistema foi projetado para ser descentralizado. Não há departamento ou autoridade central que gerencia o sistema de pagamento.

Ripple é dinheiro real?

Não há uma resposta direta sobre se o Ripple XRP pode ser usado para comprar produtos e serviços, mas é principalmente um veículo para o processamento de transações no RippleNet. Os locais que aceitam o XRP como uma moeda válida incluem Cryptoshopper, Digitec Galaxus, Ledger, StakeBox, Resgatar, Blockchain Coffee, BitCars e muito mais. No entanto, quando o comparamos com algumas das moedas mais populares, como Bitcoin e Ethereum, o Ripple não tem o mesmo domínio de mercado.

Uma das razões significativas pelas quais o Ripple não conseguiu fazer incursões em termos de moeda é porque o próprio token não está tentando ser uma moeda alternativa viável. É fundamentalmente um token de mediação que facilita a troca de outras moedas, incluindo dinheiro fiduciário e criptomoedas.

Taxas & despesas do Ripple

Uma das vantagens significativas do XRP é sua baixa taxa de transação, que, na maioria das vezes, permanece estável. O custo médio da transação, no momento da escritura é de US $0,0001, o que é extremamente acessível, principalmente considerando o fato de a rede permitir pagamentos internacionais. Se a rede tiver muito tráfego, a taxa poderá chegar a US $0,0004, o que ainda é quase nulo. Até a maior taxa de transação que a rede registrou durante o aumento de julho de 2019 foi de apenas 5 centavos.

Lembre-se de que este é o custo da transação na rede Ripple. Se você deseja vender ou comprar XRP por meio de plataformas de negociação ou trocas de criptomoedas, eles podem cobrar taxas e comissões adicionais. Geralmente, esses serviços são reduzidos para cada venda e compra, enquanto você também deve arcar com as taxas de retirada. Essas taxas, comissões e cobranças não são fixas e dependem de muitos fatores, incluindo a quantidade de XRP que você está negociando, região, estrutura de preços e muito mais.

Quais são as vantagens de Ripple?

Ter uma infraestrutura tecnológica diferente significa que o Ripple oferece muitos mais benefícios que outras criptomoedas.

Transações instantâneas

O uso de uma rede de servidores em vez da mineração de blockchain para verificar transações permite ao Ripple processar e validar pagamentos em menos de 5 segundos. Isso dá ao XRP uma vantagem, em comparação com outras criptomoedas como Bitcoin e Ethereum, que dependem dos protocolos Proof of Stake ou Proof of Work.

Versátil e Adaptável

O fato de o Ripple não estar tentando substituir um sistema de pagamento já existente, mas facilitar as instituições financeiras, oferece muita versatilidade. Isso significa que qualquer pessoa de qualquer lugar pode usar o XRP para criar uma conta para comprar ou vender a moeda que desejar.

Baixa taxa de transação

Outra característica importante do Ripple é sua taxa de transação extremamente baixa, que é um centésimo de centavo. O preço geralmente permanece estável e, mesmo que um aumento temporário na demanda da rede aumente, ainda é quase nada comparado às cobranças de transações de outras criptomoedas.

Descentralizado

Apesar de não usar a tecnologia blockchain, o Ripple é uma rede descentralizada de acordo com seus criadores, o que significa que não há autoridade central com controle absoluto sobre ela. Mesmo que isso tenha sido contestado várias vezes. Dito isto, qualquer pessoa pode usar a plataforma para criar seus gateways e trocar moedas fiduciárias e digitais.

Tokens pré-extraídos

Uma das diferenças significativas entre as blockchains populares e a rede é que ela oferece tokens pré-extraídos. Isso significa que não há moeda a ser minerada, o que não apenas economiza tempo e dinheiro, mas é excelente para o meio ambiente, pois não há consumo excessivo de energia para verificar transações.

Abordagem Business to Business

Em vez de atingir os consumidores, os principais clientes da Ripple são bancos e instituições financeiras. O objetivo é revolucionar o sistema de back-end de pagamento por meio da tecnologia RippleNet, que finalmente beneficiará os consumidores. A plataforma já possui grandes players a bordo, incluindo MoneyGram, American Express, Santander e Interbank.

Ripple pode ser usado anonimamente?

Embora você tenha algum nível de anonimato na rede Ripple, esse não é um dos objetivos principais do projeto. O sistema utiliza tags para reunir todos os metadados e informações do razão para rastrear as transações passadas. Além disso, Ripple atualmente trabalha em conjunto com instituições financeiras e meios de pagamento que são obrigados a cumprir os regulamentos Anti Money Laundering (AML) e Know Your Customer (KYC), a fim de fornecer uma rede de segurança contra fraudes e desencorajar a lavagem de dinheiro.

Cada atividade digital é rastreável. Embora a encriptação ponta-a-ponta forneça um certo nível de anonimato ao usuário, policiais ou hackers com intenções malignas sempre podem rastrear essas transações para identificar pessoalmente o usuário, especialmente se estiverem usando gateways de pagamento predominantes.

Quão seguro é o Ripple?

Embora o Ripple não use a mineração de blockchain para garantir a segurança das transações, ainda é uma plataforma descentralizada com uma rede de servidores de validação. Esses servidores trabalham com um razão interno para garantir que as transações sejam verificadas apenas por consenso. Além disso, todas as trocas digitais na rede são protegidas por meio de encriptação ponta-a-ponta para desencorajar a interceptação e a violação de dados pessoais e financeiros. Para manter seus tokens XRP seguros, você também pode usar carteiras físicas e digitais.

Quais são as equipes que estão trabalhando no desenvolvimento do Ripple

Como o Ripple tem uma abordagem única e focada para alterar o cenário de pagamentos e transferências de dinheiro, o que exige que negocie e estabeleça relações comerciais com instituições financeiras, ele é operado mais como uma empresa do que como um projeto de código aberto. Embora os tokens XRP sejam criados e distribuídos por meio de uma plataforma de código aberto. Aqui estão as principais pessoas envolvidas no projeto.

Brad Garlinghouse

Tendo experiência em trabalhar em altos cargos de gerência em empresas como AOL, Yahoo e Dialpad, Brad é o atual CEO e membro do BoD da Ripple. Ele é responsável por definir a visão de longo prazo da plataforma.

David Schwartz

Sendo o criador original do XRP Ledger, David atualmente ocupa o cargo de Chief Technology Officer (CTO) na Ripple. Ele trabalhou com WebMaster, NSA e CNN. Um nome respeitado na comunidade de moedas digitais.

Asheesh Birla

Ele ingressou na Ripple em 2013 para liderar o desenvolvimento da plataforma e cultivar um conjunto de produtos no horário nobre. Atualmente, ele é o vice-presidente sênior de produto e desenvolvimento corporativo.

Kanaan

Com uma formação diversificada em transformar grandes idéias em negócios viáveis, Kanaan é vice-presidente sênior de engenharia da Ripple. Ele tem experiência em trabalhar no Quantcast e Yelp.

Monica Long

Com experiência em permitir que empresas de tecnologia promovam mudanças na esfera financeira, Monica Long ocupa o cargo de vice-presidente sênior de marketing da Ripple.

Ethan Beard

Líder do desenvolvimento de novos negócios da Google e da rede de desenvolvedores do Facebook, Ethan está atualmente trabalhando como vice-presidente sênior de Xpring da Ripple. Ele também fornece investimentos e consultoria para startups de tecnologia.

Eric van Miltenburg

Com mais de 20 anos de experiência diversificada em operações operacionais, planejamento estratégico e desenvolvimento de negócios, Eric é vice-presidente sênior interino de operações globais e desenvolvimento de negócios da Ripple.

Quais instituições financeiras são investidas no desenvolvimento do Ripple?

Como sabemos, o principal objetivo do Ripple é trabalhar com bancos e instituições financeiras, em vez de oferecer um sistema de pagamento alternativo, um grande número de organizações financeiras apoiou o Ripple. Isso também lhes proporciona uma oportunidade imediata de competir com Bitcoin e Ethereum, que estão tentando substituí-los sem investir centenas de milhões de dólares para construir um sistema descentralizado do zero.

Alguns dos principais players da esfera financeira que investiram financeira e estrategicamente na Ripple incluem Santander, Standard Chartered, SBI Group, CME Ventures, Core Innovation Capital, Accenture e muito mais. No futuro, espera-se que mais instituições se unam ao Ripple, pois plataformas baseadas em blockchain como o Bitcoin continuam a crescer.

Mineração de Ripple 

Todos os tokens XRP são pré-extraídos e a rede não depende da mineração de blockchain para validar transações. Ele não usa o protocolo de prova de participação como o Nxt, nem o protocolo de prova de trabalho como o Bitcoin. Existe uma rede de servidores que executa um protocolo de consenso que verifica transações e saldos de contas na plataforma. Esse modelo de consenso apoiado em servidor mantém a integridade da plataforma, garantindo que não haja gastos duplos.

Carteiras Ripple 

Se você deseja armazenar seu XRP com segurança, use uma carteira para garantir que as moedas estejam a salvo de qualquer possível comprometimento. Algumas das melhores carteiras Ripple incluem:

  • Ledger Nano S – carteira de hardware 

  • Guarda – Carteira para computador, web e celular

  • Edge Wallet – Carteira móvel

  • Toast Wallet – Carteira de desktop e celular

  • Gatehub – Carteira Web

Ripple vale o investimento?

O XRP é uma daquelas criptomoedas que tem uma abordagem altamente focada e uma visão de futuro. Com vários bancos e instituições financeiras já embarcando, o Ripple parece estar no caminho do sucesso. No entanto, esse é o sucesso da Ripple Network e pode levar você a acreditar que investir em XRP é a decisão certa. O único problema é o preço – não sabemos em que posição o preço do XRP alcançará o equilíbrio. Pode subir exponencialmente ou despencar ainda mais.

Isso não é para desencorajá-lo a investir por completo, mas exortá-lo a adotar uma abordagem cautelosa e vigilante. Invista apenas dinheiro suficiente que não afetará sua situação financeira se uma negociação acabar com uma perda.

Criptomoedas alternativas

Ankr

Ankr Abrir conta

The Graph

The Graph Abrir conta

Harmony

Harmony Abrir conta

Perguntas frequentes

Qual a diferença entre o Ripple e outras moedas baseadas em blockchain?
Como premissa,, o Ripple não é alimentado por uma blockchain, mas por uma rede de servidores. Em segundo lugar, em vez de substituir os sistemas bancários e de pagamento convencionais, ela está tentando trabalhar com o status quo para melhorar a infraestrutura subjacente, o que acabará por beneficiar o usuário final.
É uma plataforma descentralizada?
Embora o Ripple não use uma blockchain, ainda é uma plataforma descentralizada que não está sob o controle de nenhuma autoridade central.
O que é o RippleNet?
É a rede que facilita a troca de ativos de liquidação de pagamentos e fornece um sistema de remessas.
Quanto custa a taxa de transação do XRP?
As transações de XRP custam apenas US $0,0001 para cada transação. Mesmo quando a rede está cheia de tráfego intenso, a taxa média de transação mal ultrapassa a marca de US $0,0005, tornando o Ripple o sistema de pagamento mais acessível.
Devo investir no Ripple?
Embora o Ripple tenha um dos futuros mais promissores entre todas as criptomoedas, o investimento em XRP deve ser feito com cautela devido à incerteza do mercado e à volatilidade dos preços.
Como posso minerar o Ripple?
Todos os tokens XRP são pré-extraídos, o que significa que você não pode minerá-los. Eles são distribuídos através de uma rede descentralizada de servidores que executa o protocolo de consenso para verificar as transações.
Qual carteira é recomendada para armazenar o XRPs?
Algumas das melhores carteiras para armazenamento seguro do XRP incluem GateHub, Guarda, Edge Wallet, Ledger Nano S, Coinomi e Ripple Paper Wallet.
Como posso obter o Ripple?
Você pode comprar o Ripple em várias trocas de criptomoedas e sites de negociação pagando através de modos de pagamento convencionais, como transferências bancárias e cartões de débito e crédito.