Pesquisador encontra vídeos no YouTube que promovem malwares de criptos

Pesquisador encontra vídeos no YouTube que promovem malwares de criptos

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Sempre que o mercado volta a aquecer mais, as pessoas passam a ter interesse pelo Bitcoin. Infelizmente, isso faz com que muitos tentem aproveitar do momento para enganar usuários que possam estar começando a entrar no mercado das criptomoedas.

Não é incomum encontrar vários golpes de criptomoedas no mercado. Porém, nem sempre encontramos essas fraudes em grandes plataformas. O YouTube já foi acusado de ter transmitido propagandas de uma carteira falsa acusada de phishing.

Agora, outros usuários estão alertando que novamente a plataforma está sendo usada para divulgar malwares de criptomoedas, dessa vez através de vídeos “informativos”, sem envolvimento oficial da Plataforma.

Segundo o site Bleeping Computer há uma campanha atualmente no YouTube que direciona as pessoas para um site fraudulento que baixa malwares de roubo de dados (e possivelmente criptomoedas).

Através de vários vídeos, um canal promete uma ferramenta que se intitula “gerador de Bitcoins grátis”. Como é de se imaginar, é um grande golpe, afinal, não existe maneira de ganhar Bitcoin gratuitamente, pelo menos não em números expressivos.

Enfim, aqueles que acreditam no golpe e acabam tentando baixar o tal gerador de Bitcoin acaba instalando um vírus trojan chamado Qulab, especialmente desenhado para roubar dados.

A série de vídeos foi descoberta por um pesquisador chamado “Frost”, que falou com a BleepingComputer que ele estava rastreando a ação dos indivíduos maliciosos por mais de 15 dias. Frost vem reportando o vídeo para o YouTube, mas o usuário em questão simplesmente continua colocando outros vídeos no ar através de outras contas.

O golpe é bem simples, um indivíduo mal-intencionado está fazendo upload de uma série de vídeos que promovem um “gerador de Bitcoin” gratuito. Aliás, pesquisar por “Bitcoin Generator” oferece vários resultados com ferramentas milagrosas. Todos são golpes.

Na descrição dos vídeos existe um link para o site “https://freebitco.in”

Se a vítima baixar o arquivo, o Trojan Qulab será instalado e ele potencialmente roubará informações importantes. Além disso, o Qulab também é capaz de instalar um clipper no computador, que muda endereços de criptomoedas para o endereço do hacker.

Veja também: Alta do Bitcoin SV pode ter sido causada por “fake news”