Qual a verdadeira causa da queda no preço do Bitcoin?

Qual a verdadeira causa da queda no preço do Bitcoin?

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 02 junho 2020

homem segurando uma moeda de Bitcoin com a mão no queixo pensando

O preço do Bitcoin teve uma queda significativa nos últimos dias e tudo o que ouvimos foram burburinhos sobre qual pode ter sido o motivo para tamanha desvalorização. Nesse post mostramos quais podem ser os verdadeiros motivos para tal acontecimento, que muitos dizem ser, “a morte final do Bitcoin”.

Embora os preços não tenham sido o esperado por muitos, a verdade é que, se fizermos uma análise fundamental bem básica, a tecnologia Blockchain e o Bitcoin tiveram um bom ano. Então não confunda “Valor com Preço”.

O adiamento para janeiro do lançamento da plataforma Bakkt, uma empresa com credenciais institucionais que recebeu o apoio da NYSE, Microsoft e Starbucks, chegando como uma das primeiras plataformas de bolsa para negociar Bitcoins por dólares americanos e com a opção de oferecer aos seus clientes a possibilidade de adquirir contratos futuros diários de Bitcoin.

A negociação OTC dos investidores institucionais no mercado de criptomoedas, o sistema de compra em OTC é um mercado privado onde as casas de câmbio não participam e grandes investidores podem negociar diretamente com as empresas de mineração, para não afetar o preço. Tal negociação possibilita que grandes instituições acumulem uma grande quantidade de Bitcoin, o suficiente para manipular o mercado.

As incertezas que iniciaram um movimento de queda com a bifurcação do BCH e com a queda no preço sobreveio um pânico entre os investidores de varejo, que começaram a vender suas criptomoedas com medo de perdas ainda maiores. E é aí que, novamente, os grandes investidores poderiam tirar proveito desse medo, aplicando a máxima: “Comprar barato dos pessimistas e vender caro aos otimistas”.

Alexander Aleshin  COO da empresa de desenvolvimento de software neuronet, que realiza pesquisas no campo das redes neurais comerciais, fez a seguinte afirmação:

“A recente queda no preço do Bitcoin é uma especulação tecnologicamente calculada por o detentor de um grande capital. Há um número de grandes empresas financeiras interessada em acumular uma certa quantidade de fundos para pressionar o mercado e, eventualmente, comprar esses ativos a preços mais baixos. Acreditamos que o mercado de criptomoedas continuará a crescer, mas neste momento era essencial que vários grandes investidores reduzissem os preços para certos indicadores de previsão ”.

Então, qual é o verdadeiro motivo que caberia na imagem, que foi formada sistematicamente em 2018? A única explicação real é: impactar negativamente o mercado.

E partindo dessa hipótese, é simples entender o modo institucional de operar. Por exemplo, iniciar um acúmulo de 100.000 BTC a um preço de US $ 6.500, em seguida, vender por US $ 6.400 tendo uma aparente perda temporária de US $ 10 milhões, com esta liquidação prender o mercado, esperar e comprar a preços em queda, reinvestindo o mesmo capital inicial e com sua perda, cerca de US $ 640 milhões, utilizando o mercado OTC, claro (para não mover o preço) e, assim, adquirir a quantidade suculenta de aproximadamente 150.000 BTC, em vez dos 100.000 BTCs iniciais e, portanto, dessa forma acumularam mais BTC, para quando iniciar a Bakkt.

De acordo com o sócio-gerente do escritório de advocacia e também membro da União dos Advogados de Moscou, Maria AGRANOVSKAYA, muita gente compra criptomoedas a um preço reduzido utilizando essa estratégia.

Há um grande número de pontos de vista sobre este assunto, mas uma coisa é óbvia: não há razão para uma queda tão séria hoje. Quem se beneficia? Grandes jogadores podem ganhar muito dinheiro com isso. “

A desvalorização no preço das criptomoedas, fez as pessoas esquecerem o lançamento de uma plataforma totalmente regulamentada que vai trazer mais liquidez para o mercado e ao que tudo indica, fazer o preço disparar, a tão esperada plataforma Bakkt.

O que aconteceu com o preço do Bitcoin ao atingir o menor preço do ano foi a manipulação de figuras influentes no mercado, ou foi a prática de Insider Trading por alguém com informações privilegiadas acerca do adiamento da plataforma Bakkt, projetada especificamente para investidores institucionais?

É muito suspeito a queda nos preço das criptomoedas pouco antes da Bakkt anunciar o adiamento do lançamento da plataforma programada para 12 de dezembro de 2018 para o início de 2019. Talvez seja apenas uma mera teoria. Mas não devemos esquecer que essas instituições têm toda a capacidade fiduciária e liquidez para movimentar o mercado.

O fator principal é entender que o Bitcoin não foi criada para especulação de mercado ou guerras entre egos e hashs. Ele é um acontecimento histórico sobre tecnologia e inovação criado dentro de um ecossistema chamado Blockchain. E todos os argumentos sobre o preço do Bitcoin e seu fenômeno de preços nada mais são do que “uma aposta na troca de moeda por criptomoedas”. Link para o whitepaper original criado por Satoshi Nakamoto.

Nunca devemos confundir “Valor com Preço” porque eles não são os mesmos. E esse efeito não é muito diferente das apostas esportivas. Um cripto-economista chamado Yevgeny ROMANENKO, fez a seguinte declaração:

“O Bitcoin não se importa se vai ou não cair, o ponto principal é que seus” batimentos cardíacos”, realizando funções matemáticas, significando que tudo está bem. E aqueles que só prestam atenção ao preço e não ao valor, estão apenas procurando por nada além disso, são apenas amadores que chegaram ao mercado por acidente”.

É por isso que nunca devemos esquecer o verdadeiro valor do Bitcoin:  

“A essência do Bitcoin é dar soberania e liberdade aos indivíduos sobre seu dinheiro para que controlem sua riqueza.”

Deixe sua opinião nos comentários abaixo.