HomeTrump fala (e erra) sobre o Bitcoin, a narrativa de que criptomoedas não tem valor

Trump fala (e erra) sobre o Bitcoin, a narrativa de que criptomoedas não tem valor

Melissa Eggersman

presidente trump

Pela primeira vez desde o início de seu mandato, Donald Trump falou sobre o Bitcoin e sobre o criptomercado. Em uma série de tuítes, o político expressou várias opiniões sobre aspectos do criptomercado.

O presidente Donald Trump disse que “não é fã” de criptomoedas e criticou os planos do Facebook de lançar o seu token digital.

Facebook está planejando lançar a Libra em 2020. Desde o anúncio, os planos têm enfrentado oposição dos membros do Congresso dos EUA, que estão agendados para realizar audiências sobre a criptomoeda na próxima semana.

Além disso, a França, outros países europeus, Rússia e Índia também demonstraram ser contra a ideia da moeda do Facebook.

É bem provável que o barulho causado por esse anúncio tenha levado o presidente norte-americano a realizar suas declarações.

“Eu não sou fã do Bitcoin e outras Criptomoedas, que não são dinheiro, e cujo valor é altamente volátil e baseado em nada. Os Ativos de Criptografia não Regulamentados podem facilitar o comportamento ilegal, incluindo o tráfico de drogas e outras atividades ilegais…”

…Da mesma forma, a ‘moeda virtual’ do Facebook Libra terá pouca importância ou confiabilidade. Se o Facebook e outras empresas quiserem se tornar um banco, eles devem buscar uma nova Carta Bancária e se tornarem sujeitos a todos os Regulamentos Bancários, assim como outros Bancos, ambos nacionais … e internacionais. Nós temos apenas uma moeda real nos EUA, e é mais forte do que nunca, tanto confiável quanto segura. É de longe a moeda mais dominante em qualquer parte do mundo, e será sempre assim. É chamada dólar dos Estados Unidos!

Temos vários pontos a serem relatados. O primeiro é que o Bitcoin é sim dinheiro, ele tem o seu valor intrínseco baseado na oferta e demanda, sem contar o valor calculado matematicamente (mais em breve).

O Dólar, que também é dinheiro real (como o presidente declarou), tem o seu valor baseado em reservas fracionadas e na reserva federal de um país. Vale lembrar que desde que o dólar deixou de ser lastreado pelo ouro, ele perdeu muito do seu valor.

Se o Bitcoin tem valor “em nada”, então o dólar também não tem e nenhuma outra moeda de troca que não seja o Ouro e a prata. A narrativa de que criptomoedas não possuem valor real já deveria ter acabado quando o mercado se consolidou após a bolha do Bitcoin.

Outro ponto importante, e que já é uma história cansada, é a ideia de que o Bitcoin é uma moeda usada para atividades ilegais. Essa é uma falácia porque, antes do Bitcoin já existiam várias atividades ilegais, e elas não eram pagas com escambo por grãos e cereais.

Hoje em dia, crimes, tráfico e corrupção acontece sem o uso de criptomoedas e com dinheiro fiduciário. Um caso que exemplifica bastante isso foi a recente apreensão de um navio da JP Morgan com um carregamento de cocaína.

Com isso, Trump demonstra uma visão conservadora e equivocada em relação ao Bitcoin. Porém, pode ser que Justin Sun consiga convencê-lo e que o Bitcoin é uma excelente opção de armazenamento de valores.

Como notado pelo site  Portal do Bitcoin, outros membros da comunidade prontamente responderam o tuíte do presidente.

Um deles foi Anthony “Pomp” Pompliano, cofundador e sócio da Morgan Creek Digital, muito conhecido entre os investidores do criptomercado.

“Se o seu argumento é que o Bitcoin é baseado no ar, enquanto o argumento do Bitcoin é que ele é baseado em matemática, em quem deveríamos acreditar? Perguntado para um amigo :)”.

O presidente não o respondeu. Contudo, o argumento de Pomp foi bem recebido por internautas. Alguns responderam com frases como:

“Números não mentem, pessoas sim”

“Bitcoin é baseado em matemática. A matemática é universal”.

Veja também: Análise Técnica Bitcoin – Preço do BTC hoje – 12/07

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais:

Etiquetas:
Usamos cookies para personalizar conteúdos e anúncios, fornecer recursos de mídia social e oferecer a você uma experiência melhor. Ao continuar navegando no site, ou clicando em "OK, obrigado", você aceita o uso de cookies.