TrueUSD lança ferramenta para baratear e agilizar transações

TrueUSD lança ferramenta para baratear e agilizar transações

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 22 junho 2021

A TrueUSD, uma das principais stablecoins do mercado, introduziu uma nova ferramenta que vai diminuir os custos de overhead para exchanges que fazem transações com a moeda. O novo recurso, chamado AutoSweep, vai permitir que o depósito dos usuários seja “varrido” para a carteira central de uma exchange sem os gastos ou complicações atreladas a essas operações.

Como a ferramenta funciona

As exchanges podem usar o AutoSweep para gerar um endereço de depósito único para cada um de seus usuários. Antes da implementação da ferramenta, as exchanges precisavam criar endereços secundários a cada vez que um usuário fazia uma transferência. Como o TrueUSD é baseado no Ethereum, o preço do combustível aumentava consideravelmente já que transações separadas precisavam ser feitas para passar os fundos dos usuários para uma carteira central.

Em contrapartida, o AutoSweep permite que a exchange reuse um único endereço diversas vezes. Isso é feito através de uma extensão em código de 5 dígitos que permite que um endereço seja usado outras vezes por até 1 milhão de vezes. Basicamente, o AutoSweep permite que o dinheiro dos usuários seja repassado rapidamente e sem consumo de gás, já que os valores não estão sendo movidos de diversos endereços novos.

A TrueUSD reconhece que as exchanges podem eliminar a necessidade do AutoSweep e ainda gastar menos combustível ao fazer com que os usuários depositem valores diretamente na carteira central da empresa. Porém, dessa maneira é preciso contratar uma equipe de contadores, já que cada verificação de usuário deverá ser feita manualmente. O AutoSweep utiliza contratos inteligentes para facilitar essas tarefas.

De acordo com os desenvolvedores da moeda, o AutoSweep é a “primeira implementação” do tipo em um token com base no Ethereum.  Outros sistemas parecidos existem, como é o caso do Ethereum Name Service, porém, não se sabe se esses sistemas são capazes de fazer o mesmo número de transações em massa que o AutoSweep.

Quem serão os beneficiados?

O AutoSweep foi feito para que plataformas possam lidar com um grande número de transações utilizando o TrueUSD. Entre essas plataformas estão as exchanges, empresas de trading OTC, mercadores e empresas de custódia. Esses benefícios podem atingir os usuários finais devido a taxas mais baratas ao utilizar os serviços oferecidos por estas plataformas. Porém, isso depende de cada empresa e o benefício pode nem ser perceptível para os usuários.

A ferramenta também ajuda bastante a aceitação do TrueUSD, que aos poucos ganha espaço (mesmo que bem devagar) na concorrência contra o Tether.

Confira as ações que a Binance tomou em relação a valores roubados da Cryptopia