Top 4: criptomoedas para ficar de olho no último trimestre de 2020

Top 4: criptomoedas para ficar de olho no último trimestre de 2020

By Johel Burgos Santana - min. de leitura
Criptomoedas para ficar de olho no quarto trimestre de 2020

O mercado de criptomoedas tem sido relativamente resistente a uma das piores crises da história recente. Na verdade, se compararmos o tamanho da “crypto industry” no início do ano com o de hoje, o mercado de criptomoedas está crescendo 75% por capitalização de mercado.

Será capaz o mercado de encerrar o ano com perspectivas positivas e continuar resistindo ao COVID-19?
Este artigo apresenta 4 criptomoedas para ficar de olho antes do final de 2020.

# 1 ETH: A eterna espera pelo mainnet Ethereum 2.0

Um dos eventos mais esperados de 2020 foi o lançamento inovador da atualização da plataforma para Ethereum. Embora a espera pelo Ethereum 2.0 não tenha tido a mesma notoriedade e impacto nos preços esperados, a equipe de desenvolvimento, para o maior ecossistema de desenvolvimento descentralizado do mundo, já fez alguns progressos.

O Ethereum 2.0 testnet foi lançado em agosto, um passo importante para as inovações tecnológicas que trarão essas grandes mudanças para a rede ether. Apesar do sucesso retumbante do Ethereum no lançamento de tokens e aplicativos descentralizados, o ecossistema carece de escalabilidade e seus limites de desempenho o prejudicam. No entanto, com a atualização, isso mudará.

Os testes realizados até agora na rede de teste parecem encorajadores para Danny Ryan, um desenvolvedor Ethereum que recentemente falou com Coindesk. Ryan espera que esta atualização do blockchain “melhore radicalmente a segurança e o desempenho da rede”.

“Queremos aumentar a capacidade do primeiro nível do sistema [Ethereum] em cerca de 100 vezes. Os benefícios que esperamos trazer aos desenvolvedores são maior capacidade, transações mais baratas e um ambiente melhor para os usuários interagirem e criarem dapps ”, disse Ryan.

Quando está agendado o lançamento?

O modus operandi tem sido o da confidencialidade e da mudança de planos quanto às datas, provavelmente pelo facto de não se saber realmente quando a equipa poderá dar luz verde ao lançamento da mainnet.

No entanto, Raul Jordan, da Prysmatic Labs, faz parte da força-tarefa que lançará o Ethereum 2.0 e publicou recentemente um roteiro bem definido, que na verdade foi divulgado via GitHub para visibilidade para toda a comunidade. Assim, Ryan estima que, “se tudo der certo”, o Ethereum 2.0 poderá ser lançado em novembro deste ano.

# 2 Augur e outras plataformas de previsibilidade: são joias esquecidas?

O fundador do Ethereum, Vitalik Buterin, postou recentemente um tweet, afirmando que as plataformas de previsão sejam indiscutivelmente as “categorias mais subestimadas” em aplicativos Ethereum descentralizados. Falando até sobre a liquidez do mercado de Augur e Omen, convidando seus seguidores a experimentarem essas plataformas.

Ambos são especializados na criação de mercados preditivos que permitem “apostar” no resultado potencial de um determinado evento ou mercado. No caso do Augur (REP), a criptomoeda tem um histórico de estabilidade no mercado e é um dos primeiros grandes dApps desenvolvidos no ecossistema Ethereum. No momento em que este artigo foi escrito, o REP é o 68º na tabela CoinMarketCap, com um aumento de preço de mais de 50% este ano.

# 3 ZCash também terá seu halving em 2020

ZCash terá um halving no 2020

Novembro parece ser um mês decisivo para os mercados globais e as criptomoedas não serão exceção. O mês será repleto de eventos que podem mudar fundamentalmente os mercados.

A eleição presidencial dos EUA está marcada para 3 de novembro deste ano, em uma batalha acirrada e polêmica na qual o republicano Donald Trump busca assegurar um segundo mandato presidencial, e o democrata Joe Biden, ex-vice-presidente, rivaliza contra ele.

Também para a ZCash, um acontecimento importante está previsto para novembro: a redução da recompensa em bloco para seus mineradores. De acordo com a contagem estimada de Nice Hash, essa redução nas recompensas, recebida pelos mineradores ZCash, será reduzida pela metade na manhã de 18 de novembro de 2020. Já vimos um impacto positivo no halving do Bitcoin no início deste ano, e o  ZCash, irá conseguir resultados semelhantes?

A criptomoeda anônima continua a ser um dos ativos mais atraentes para os mineradores e sua taxa de hash continua atingindo um recorde histórico, alcançando 7 GS/s (gigasol por segundo), de acordo com o Bitinfocharts.

# 4 Bitcoin ETF aprovado, eleição presidencial dos EUA e integração com VISA

O Bitcoin continua a ter um domínio esmagador do mercado de criptomoedas. Embora o CoinMarketCap revele que existem mais de 7.160 criptomoedas em circulação, quase 60% do capital de giro está em Bitcoin

Portanto, o Bitcoin continuará a definir o ritmo ao longo da última parte do ano também, especialmente com todos os principais eventos em torno dele (no nível de adoção da moeda). Foi recentemente confirmado que a Bolsa de Valores de Bermuda lançará o primeiro fundo negociado em bolsa do Bitcoin, um evento altamente esperado que foi rejeitado várias vezes pela Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC).

Da mesma forma, o “caso” da VISA com o mercado de criptomoedas já foi divulgado, com a maior plataforma de pagamentos do mundo não querendo ficar para trás na revolução da moeda digital. Porém, o evento mais importante provavelmente será a eleição presidencial dos EUA, que mais uma vez afirma o Bitcoin como uma das grandes alternativas de investimento para quem quer proteger seu capital em tempos de incerteza, ou especular em diferentes cenários técnicos e fundamentais.