Tencent criará uma blockchain para a indústria de vinho chinesa

Tencent criará uma blockchain para a indústria de vinho chinesa

By Nicholas Say - min. de leitura
Imagem de mulher bebendo vinho branco em Shanghai, China

Os vinhos de alta qualidade dependem de condições muito específicas para obter sua qualidade, por isso é importante que os distribuidores e consumidores tenham informações precisas em todas as etapas do processo de vinificação.

A Tencent está desenvolvendo uma blockchain de vinho de alta qualidade em colaboração com Changy, um dos produtores de vinho chineses mais importantes. O blockchain armazenará todos os detalhes relacionados à produção e distribuição de cada garrafa de vinho.

As informações serão carregadas em cada etapa do processo de vinificação, começando com o plantio e cultivo das uvas. Serão adicionadas informações sobre cada uva, como variedade, origem, umidade, luz do sol e temperatura.

Esses dados serão carregados durante a fase de plantio e atualizados constantemente durante e após o processo de fermentação. Esses dados de produção informarão os consumidores sobre o processo de vinificação e garantirão o controle de qualidade.

Informações adicionais são carregadas quando a garrafa é enviada pelo produtor. Isso inclui distribuidores, varejistas e pontos de venda para onde as garrafas serão transportadas, garantindo a autenticidade das garrafas para evitar produtos falsificados e de baixa qualidade.

Cada garrafa receberá um código QR exclusivo para especificar todas as suas informações, que poderão ser digitalizadas tanto pelos varejistas quanto pelos consumidores.

A Magia do Blockchain Para o Vinho

Tradicionalmente, a rastreabilidade do vinho é fragmentada e não é confiável. As informações são registradas separadamente entre vários parceiros da cadeia de suprimentos, o que torna o rastreamento e a coleta de informações um processo demorado.

O Blockchain permite que todas as informações sobre vinificação sejam carregadas em uma plataforma, à qual qualquer usuário autorizado pode acessar.

Como o blockchain é uma rede contábil descentralizada e distribuída, todas as informações serão encriptadas e enviadas para todas as entidades da rede, atuando como backup para verificar se alguma coisa é alterada. O resultado é uma cadeia de suprimentos extremamente segura.

Quão grande pode se tornar?

A capacidade de rastreamento da Blockchain pode ser usada em uma escala muito maior, além da vinificação. Um conceito semelhante, mas diferente em tamanho, é a blockchain da Cosco Shipping. Ele usa a tecnologia criada pela Ant Financial em seu Ant Blockchain – agora chamado AntChain – para rastrear registros de contêineres, licenças e documentos de remessa relevantes.

Do outro lado do mundo, o Walmart se uniu à IBM para criar uma blockchain semelhante que rastreia a origem de produtos, carnes, laticínios e condimentos. Essas plataformas mudam a maneira como a logística funciona, ajudando produtores e consumidores a entender de onde vêm os produtos.