Tecnologia Blockchain chega ao setor de comercialização de açúcar

Tecnologia Blockchain chega ao setor de comercialização de açúcar

By - min. de leitura
Imagem de uma fábrica de açúcar. Fonte: Shutterstock

A tecnologia blockchain será usada para comercializar açúcar nos Emirados Árabes Unidos (Emirados Árabes Unidos) enquanto o país busca expandir sua estratégia de blockchain até 2021.

A maior refinaria de açúcar do mundo, Al Khaleej Sugar, revelou que eliminaria corretores e permitiria aos clientes negociar açúcar tokenizado 24 horas por dia, 7 dias por semana. Este último desenvolvimento se encaixa nos objetivos da estratégia de blockchain dos Emirados Árabes Unidos para 2021.

De acordo com o anúncio do Al Khaleej Sugar, a tecnologia blockchain será usada em sua plataforma DigitalSugar.io. A empresa lançou uma plataforma de negociação que permite que as pessoas negociem açúcar tokenizado de todas as partes do globo.

A DigitalSugar fornece acesso a uma das commodities mais populares do mundo, por meio de uma plataforma totalmente online, apoiada pela DMCC Tradeflow, uma plataforma online dedicada para registrar a posse e propriedade de commodities guardadas em instalações de armazenamento baseadas nos Emirados Árabes Unidos“, acrescentou o blog.

A plataforma DigitalSugar foi desenvolvida em parceria com a Zona Franca, a Autoridade do Governo de Dubai sobre comércio de commodities (DMCC) e a Universa Blockchain. É a primeira bolsa global que oferece aos traders a opção de negociar açúcar bruto à vista. A maioria das plataformas oferece negociação de açúcar como opções padrão ou futuros.

Os usuários da plataforma DigitalSugar negociarão o preço à vista do açúcar usando tokens. Os tokens estão vinculados a 100.000 toneladas de açúcar bruto. Os tokens vinculados são garantidos pela Blockchain da Universa, que foi encarregada de emitir garantias eletrônicas de propriedade dos tokens de açúcar. Portanto, os comerciantes e investidores podem manter tokens que representam cerca de 1 kg a 1 milhão de toneladas. Eles pagarão 0,4% como taxas de câmbio e uma taxa de armazenamento de 2,5% ao ano.

Jamal Al Ghurair, diretor administrativo da Al Khaleej Sugar, ao comentar sobre este último desenvolvimento, afirmou que a Estratégia Emirates-Blockchain para 2021 foi um esforço governamental lançado em 2018. A estratégia é permitir que os Emirados Árabes Unidos alavanquem a tecnologia blockchain para melhorar vários aspectos da economia.

Al Ghurair acrescentou que Al Khaleej Sugar usa as tecnologias mais avançadas para tokenizar commodities e encorajar o comércio digital enquanto o mundo luta contra a pandemia COVID-19. A Al Khaleej Sugar também está procurando atualizar as opções comerciais atuais e tokenizar cerca de 100.000 toneladas de açúcar bruto.

A pesquisa da PwC revelou que a adoção generalizada da tecnologia blockchain poderia render à economia global mais $ 1,7 trilhão na próxima década. A Al Khaleej Sugar quer aproveitar os dividendos da tecnologia.

No momento, a Al Khaleej Sugar é responsável por cerca de 3% da produção anual global de açúcar refinado. Os produtos da empresa são exportados regularmente para mais de 50 países em todo o mundo, incluindo os países da região do Golfo Pérsico.