SunSpec usa blockchain para padronizar painéis solares

SunSpec usa blockchain para padronizar painéis solares

By Nicholas Say - min. de leitura
Imagem de um grupo de pessoas se ajudando na construção de painéis solares

O objetivo da aliança é agilizar o uso de painéis solares e oferecer mais valor aos consumidores

A Energy Web Foundation (EWF) anunciou recentemente seu mais novo membro para se juntar ao consórcio blockchain de energia renovável. A aliança estratégica está trabalhando para padronizar protocolos, soluções e certificações para permitir a interoperabilidade entre diferentes marcas de painéis solares.

SunSpec Alliance é um grupo formado por 100 empresas diferentes de energia solar e armazenamento em todo o mundo. Os parceiros incluem nomes proeminentes como Tesla, LG Electronics e Schneider Electric.

O outro lado da colaboração é a Energy Web Foundation, uma organização sem fins lucrativos que desenvolve sistemas de eletricidade centrados no cliente baseados em blockchain. Seu sistema operacional descentralizado Energy Web irá “permitir que qualquer dispositivo, de propriedade de qualquer cliente, participe de qualquer mercado de energia”, de acordo com o comunicado.

Novas formas de crescimento solar

Aproveitando o SunSpec e seu grupo de produtores, componentes e software, a tecnologia pode ser simplificada em um sistema padronizado para permitir soluções “plug and play” sem a necessidade de software ou hardware adicional.

O CCO da Energy Web, Jesse Morris, comentou sobre o projeto:

“O foco da SunSpec na interoperabilidade plug-and-play para sistemas fotovoltaicos solares e de armazenamento de energia de bateria e o foco da Energy Web em construir um‘ DNA ’público, aberto e digital para o futuro sistema de eletricidade são um ajuste natural.”

Todo o sistema se esforça para ser amigável e pode diminuir os custos relacionados à instalação ou compra de software ou peças de terceiros para obter compatibilidade entre diferentes marcas.

Em muitas áreas do mundo, a energia fotovoltaica pode fazer uma grande diferença. O maior desafio é criar novas arquiteturas de grade que permitam às pessoas tirar o máximo proveito da geração em pequena e média escala, em que o blockchain pode ajudar tremendamente.

EWF não está parando

O EWF tem criado novas conexões em todo o mundo. Alguns dos projetos mais recentes promovem a adoção do uso de tecnologia distribuída descentralizada no setor elétrico.

No Brasil, a EWF firmou parceria com a empresa de inteligência energética Fohat para criar uma plataforma de comercialização de blockchain de energia renovável, emitindo certificados internacionais de energia renovável (I-REC), comprovando a origem da energia renovável recebida.

No mês passado, um sistema I-REC piloto também foi lançado na Turquia com a ajuda da EWF e da empresa de energia local Foton Energy – o mesmo tipo de projetos também está sendo desenvolvido na América Central, onde os altos preços da energia poderiam ser ajudados usando mais energia solar.