Será que o Ethereum brilhará mesmo nos anos 2020?

Será que o Ethereum brilhará mesmo nos anos 2020?

By Adolph Obasogie - min. de leitura
Atualizado 18 junho 2021

O Ethereum está com uma valorização, no momento da escrita do artigo, de quase 10% nas últimas 24 horas. O criptoativo que é um dos principais trabalhos de Vitalik Buterin é a grande aposta para 2020. Muitos analistas do mercado de blockchain acreditam que ele será dominante na década que se iniciou por conta de sua dominância nos contratos inteligentes, nos Dapps e, principalmente, nas finanças descentralizadas (DeFi).

Contudo Sunny Lu, CEO da VeChain(VET), trouxe uma visão que vai em outra direção. Embora o ETH funcione, o fundador da VET não o vê pronto para a adoção em massa. Com certeza isso pode ser um grande impedimento para o triunfo tão aguardado pela comunidade do Ethereum.

“Do meu ponto de vista (Ethereum) está funcionando, ele pode fazer algo, mas se você quiser chegar a uma nova etapa e conseguir a adoção em massa como produto, ele ainda não está lá. Há uma lacuna aí (…) Não só para a parte de tecnológica, mas também para a parte da governança e do modelo de negócios”.

Ainda que o Ethereum tenha sido um marco necessário no setor, Sunny Lu lamenta que o ETH não tenha decolado por não ter colocado esforços suficientes para conscientizar as pessoas sobre suas utilidades.

“Apesar de ser um programa de mentalidade mestra na sua execução, não pode avançar para conseguir publicidade em massa”, Sunny Lu concluiu.

Todavia, Sunny Lu não falou apenas do ETH que tem enfrentado problemas devido sua governança e modelo de negócios. Ele acredita que nenhum criptoativo está pronto “para o horário nobre” já que ainda estão em seus estágios iniciais como a internet esteve na década de 90.

A visão de Sunny Lu sobre o Ethereum não estar pronto para ‘brilhar’ como muitos desejam pode ser confirmada em alguns aspectos. Diferente de seus principais concorrentes, a altcoin ainda não possui um desenvolvimento estruturado e constantes revisões.

Além disso, há reclamações em relação à dificuldade de codificar contratos inteligentes complicados. Outra coisa que impede a grande adoção é que o criptoativo não se concentrou na transferência de fiat na rede blockchain.

Essa falta de visão no usuário final é um grande problema a ser resolvido. Ainda assim o Ethereum continua como a principal altcoin e o mais substancial criptoativo em sua área. A adoção em massa pode estar longe, mas o ETH, mesmo com suas dificuldades, é uma das plataformas que está mais próxima de alcançá-la.

 

Clique aqui para ler: Adoção de Bitcoin na Venezuela está mesmo aumentando?

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: