SEC dos EUA atrasa decisão sobre quatro aplicativos Bitcoin ETFs

SEC dos EUA atrasa decisão sobre quatro aplicativos Bitcoin ETFs

By Sam Grant - min. de leitura

A agência reguladora dos EUA adiou os prazos por mais 45 a 60 dias, explicando que precisava de mais tempo para revisar os pedidos do 19b-4

Na sexta-feira passada, a SEC mais uma vez adiou a decisão de receber ou não uma série de entidades que buscam a aprovação de um fundo de criptomoeda nos Estados Unidos. A SEC, mais uma vez, adiou o prazo de decisão em 45 a 60 dias para quatro candidatos, o que significa que o mais cedo que qualquer uma dessas empresas deve obter uma decisão será em novembro.

"A Comissão considera que é apropriado designar um período mais longo para emitir uma ordem aprovando ou desaprovando a mudança de regra proposta, de modo que tenha tempo suficiente para considerar a mudança de regra proposta e as questões levantadas nas cartas de comentários que foram enviadas em conexão com isso", lê-se nos documentos da comissão.

A SEC agora planeja entregar uma decisão sobre o Global X Bitcoin Trust em 21 de novembro. A decisão do Valkyrie XBTO Bitcoin Futures Fund agora está marcada para 8 de dezembro, enquanto o WisdomTree receberá um veredicto em 11 de dezembro. A SEC acrescentou que um pronunciamento sobre o ETF Kryptoin Bitcoin será feito em 24 de dezembro.

A VanEck foi a primeira empresa a entrar com um pedido de aprovação para um ETF Bitcoin, seguida por uma dúzia de outras empresas. No momento, o órgão regulador ainda não deu seu consentimento à maioria dos candidatos. A agência se tornou conhecida por se arrastar, e os poucos que receberam uma decisão foram rejeitados.

No entanto, com o mercado atual, muitos acreditam que a SEC em breve aprovará o primeiro ETF Bitcoin. Uma previsão dos analistas da Bloomberg sugere que a aprovação pode vir ainda este mês. Os analistas sugeriram que o ETF de futuros de Bitcoin da Proshares é o que poderia receber o primeiro sinal verde.

A aprovação de um Bitcoin ETF será um marcador de crescimento essencial para o mercado de ETP em todo o mundo, que atualmente compreende produtos no valor de $263 bilhões. A aprovação está sendo vista como uma virada de jogo, pois abrirá o mercado para muitos indivíduos conservadores que relutam em comprar criptomoedas diretamente.

O presidente da SEC, Gary Gensler, recebeu algumas críticas da comunidade cripto, mais recentemente depois de dizer que a criptomoeda não é uma forma prática de dinheiro privado ao comparar stablecoins com fichas de pôquer de cassino. Gensler tem sido amplamente negativo em oferecer suporte a produtos cripto no ambiente atual, mas curiosamente não tem a mesma opinião sobre os futuros do Bitcoin. Ele afirmou no passado que os ETFs de Bitcoin seriam mais bem-vindos se fossem baseados em futuros de Bitcoin ao invés de ativos diretamente.