SEC busca uma ferramenta de análise para smart contracts para fortalecer sua aplicação

SEC busca uma ferramenta de análise para smart contracts para fortalecer sua aplicação

By Nicholas Say - min. de leitura
Imagem do logotipo da SEC fora do seu prédio

Com o DeFi se tornando mais popular, a SEC quer monitorar o setor em rápido crescimento

A Comissão de Títulos e Câmbios (SEC) publicou recentemente um documento pedindo uma “ferramenta de análise de contratos inteligentes. A ferramenta efetivamente daria à SEC acesso total a todas as informações relacionadas ao blockchain – que podem ou não ser possíveis de serem construídas devido à natureza da tecnologia de contabilidade descentralizada.

O requisito da ferramenta especifica que ela deve ter a capacidade de “analisar contratos inteligentes  em blockchains e outros ledgers distribuídos, incluindo a documentação de suporte ao contrato nos arquivos de código-fonte”.

A ferramenta deve também fornecer informações sobre a finalidade do razão, sua compra, restrições de vendas, especificação de vendas de criptomoeda e endereços na lista branca e na lista negra.

Outros recursos incluem a capacidade de “identificar modificações de contrato realizadas por meio de uma chave administrativa” e também “identificar chamadas inteligentes de contrato”.

O programa também deve ter recursos de relatório para os requisitos listados acima e precisa permitir que os membros da SEC o acessem localmente na sede ou em locais remotos.

Uma grande caixa de ferramentas

À medida que a indústria de criptomoeda cresce em popularidade e avanços técnicos, a necessidade de regulamentações eficazes cresce em conjunto.

Recentemente, a SEC adquiriu um produto da CipherTrace, que é descrito como uma “ferramenta forense de blockchain e ferramenta de inteligência de risco”, que pode rastrear todas as criptomoedas que a Binance suporta em sua rede, incluindo a moeda da Binance.

No mês passado, o Pentágono também estava buscando um projeto semelhante que monitoraria os sistemas blockchain. Ele estava solicitando uma ferramenta de rastreamento de blockchain de empresas proeminentes que mostravam sinais de interesse no setor de criptomoeda, como Coinbase e Chainalysis.

Um dos protocolos de projeto para muitos blockchains descentralizados é o sigilo, que pode se tornar um problema para os reguladores. Se os contratos inteligentes baseados no Ethereum ficarem vulneráveis à interferência do governo, é provável que os usuários preocupados com a privacidade criem alternativas.

Colocando as ferramentas em uso

A mais recente ferramenta inteligente de análise de contratos pode representar uma ameaça e um benefício para o setor de DeFi. O uso intenso de contratos inteligentes no DeFi cria um desafio para o governo dos Estados Unidos – ele deseja observar e possivelmente interferir nas transações pessoais.

Uma grande questão é se as ferramentas que várias partes do governo dos EUA estão buscando adquirir são possíveis de criar. Embora a SEC e o Pentágono possam querer ter acesso infinito a contratos inteligentes e blockchain, a realidade da construção das ferramentas pode ser frustrante e cara.