Rússia reduzirá restrições no que respeita à criptomoeda

Rússia reduzirá restrições no que respeita à criptomoeda

By Nicholas Say - min. de leitura
Imagem de Moscou à noite

Após muitos anos de restrições, a Rússia está desregulamentando a criptomoeda e ingressando na indústria global de criptomoeda

O presidente russo, Vladimir Putin, propôs recentemente uma nova lei que permite o comércio de criptomoedas. Ele acredita que entrará em vigor em janeiro de 2021.

A política ainda limita a capacidade de pagar por bens e serviços com criptomoeda na Rússia – mas a estrutura regulatória geral seria muito mais aberta.

Conforme aprovado pelo Parlamento, a moeda digital agora é definida pelo governo russo como:

“… um agregado de dados eletrônicos capaz de ser aceito como meio de pagamento, não sendo a unidade monetária da Federação Russa ou de um estado estrangeiro, e como investimento”.

Embora a criptomoeda não possa ser usada para comprar bens e serviços, ela ainda pode ser prometida, comprada e/ou vendida por investidores.

A agência de notícias russa TASS definiu o cripto como:

“Ativos financeiros digitais (DFA), … são direitos digitais que compreendem reivindicações de dinheiro, capacidade de exercer direitos sob títulos negociáveis, direitos de participação no capital de uma sociedade anônima e direito de reivindicar transferência de títulos negociáveis definidos em uma resolução sobre a questão do DFA”.

Além disso, a lei proíbe qualquer anúncio relacionado a uma plataforma de criptomoeda de pagamento na Rússia.

Os tokens podem ser adquiridos apenas de instituições financeiras que os emitiram de acordo com os regulamentos determinados pela lei russa. A obtenção de criptomoeda fora desse processo ainda é legal, mas deve ser adquirida em plataformas estrangeiras.

Reação Rápida

Logo após a aprovação da nova lei, o Sberbank já havia considerado planos para uma stablecoin que estaria diretamente ligada aos rublos russos.

Sergey Popov, um executivo do Sberbank afirmou:

“Provavelmente podemos emitir um stablecoin com base na lei que foi adotada recentemente. Como podemos atrelar essa moeda estável ao rublo, esse token pode se tornar uma base ou um instrumento para acordos envolvendo outros ativos financeiros digitais.”

Adoção Lenta

Considerando o quão longe outras nações já foram, as tentativas russas de adotar criptomoeda podem não ser suficientes para promover o uso generalizado na nação.

O fundador da KickEX.com, Anti Danilevski, comentou sobre o estado da criptomoeda na Rússia:

“Já estamos atrasados na economia e só agora estamos dando pequenos passos em direção à adoção da criptomoeda. Nesse sentido, estamos atrasados na corrida da criptomoeda. O trem já partiu.”

A China implementou a tecnologia blockchain em várias agências e empresas federais, e atualmente está desenvolvendo seu CBDC na forma de yuan digital.