Rússia vai substituir dólar americano por Bitcoin? Economista diz que sim

Rússia vai substituir dólar americano por Bitcoin? Economista diz que sim

By Ruchi Gupta - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

putin segurando moeda bitcoin

É possível que a Rússia possa substituir o dólar americano pelo Bitcoin? Segundo um economista russo, isso pode acontecer nos próximos meses. Se for verdade, o Bitcoin poderá novamente alcançar a alta recorde atingida em dezembro de 2017. O motivo seria devido as novas sanções dos EUA que forçaram o país a diversificar.

Realmente o impacto das sanções dos EUA, pode ser um bom motivo para que a Rússia procure uma alternativa para realizar transações internacionais e uma das soluções seria usar o Bitcoin. O país foi forçado a despejar dólares dos EUA e ativos dos EUA. Como resultado, está procurando investir o que poderia ser bilhões de dólares na criptomoeda. A Rússia está convencida de que a incapacidade de usar o dólar levará outros países a buscar outras alternativas também.

A Rússia informou que não é contra as criptomoedas, mas sim que as moedas digitais tem riscos. Ainda assim, há muitos dentro do país que acreditam que a Rússia começará a diversificar suas reservas com Bitcoin já em fevereiro.

Bitcoin como opção

Assim como a China, Venezuela e Irã, a Rússia também está procurando novas maneiras de diminuir sua dependência do dólar americano. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, deixou claro que o país tinha poucas opções restantes. Ele afirmou: “Não temos meta de nos afastar do dólar. É o dólar que está se afastando de nós.

Ao contrário de outros líderes mundiais, Putin nunca condenou explicitamente o Bitcoin ou as criptomoedas em geral. Ele destacou os sérios riscos das criptomoedas, mas também mencionou que também há vantagens na nova tecnologia.

As autoridades russas há muito discutem a possibilidade de exclusão do dólar no comércio internacional do país. Putin está convencido de que o país acabará se afastando completamente do dólar americano. Embora o progresso tenha sido lento, o país fez várias transações sem o dólar.

Será o Bitcoin?

Uma potencial escolha do Bitcoin pela Rússia pode ser resultado direto de vários meios de comunicação que imploram ao país que adote o Bitcoin como moeda. Se o país decidir investir em Bitcoin, isso poderá resultar em uma enorme valorização da moeda. Uma situação semelhante aconteceu em 2018, quando muitos residentes chineses ricos transferiram seu dinheiro para o Bitcoin.

Apesar de ainda não estarem comprando o “ouro digital”, a Rússia tem comprado o ouro ‘não digital’. Várias agências de notícias informam que o país está trocando dívidas dos EUA por ouro. O país mais que triplicou suas reservas de ouro ao se preparar para possíveis novas sanções dos Estados Unidos. A Rússia foi atingida por sanções diversas vezes pelos EUA e pela UE devido à sua intervenção em outros países.

Mas a Rússia não se contenta em apenas diversificar seus ativos. O país também está buscando uma relação econômica mais próxima com a China, em um esforço para estabelecer um novo sistema de pagamento. Este sistema seria independente do dólar americano. Os países discutiram o uso do yuan como rublo em seu comércio bilateral.

Fonte

Putin solicitou colaboração com desenvolvedores da criptomoeda NEO. Clique aqui para ler!