Ripple: Processo pode destruir valor do XRP

Ripple: Processo pode destruir valor do XRP

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

A Ripple, companhia por trás da criptomoeda XRP, é uma das maiores participantes do criptomercado. O que nem todo mundo sabe é que ela está enfrentando processos legais em relação à natureza do XRP. De modo simples, existe uma grande briga entre a Ripple e a SEC para determinar se a criptomoeda é ou não um valor mobiliário.

A situação é um pouco complicada, mas a ideia é que se o XRP for considerado um valor mobiliário ele então estará dentro da jurisdição da SEC e poderá ter que responder por uma série de atividades que realizou sem “estar cadastrada” como um valor mobiliário.

Essa decisão está mais difícil do que parece e já vem levando um tempo. Agora entramos em mais um capítulo dessa história, com a juíza distrital da Califórnia, Phyllis Hamilton, realizando uma audiência com a Ripple no dia 15.

 

Cotação da Ripple hoje

 

A audiência foi realizada para que a juíza pudesse analisar um pedido para a remoção do processo legal movido pela SEC. A decisão agora está nas mãos da juíza e pode representar um grande impacto na criptomoeda XRP, principalmente em seu valor.

“Processo pode eliminar a utilidade do XRP como moeda”

De acordo com o site Law.com, durante a audiência a Ripple afirmou que a continuação do processo pode acabar prejudicando consideravelmente o valor do XRP, não só no preço, mas também no uso da moeda como um todo.

“A continuação do processo não apenas ameaça eliminar a utilidade do XRP como moeda, mas também aumenta a ameaça de destruir o mercado estabelecido do XRP de forma geral – Um mercado que evoluiu para mais de 500 bilhões de dólares nos últimos dois anos.”

A preocupação da Ripple é que, caso a moeda seja considerada um valor mobiliário, ela pode perder completamente o seu valor. Não apenas isso, mas o simples fato de o processo continuar pode prejudicar todo o mercado. Ela também argumentou que:

“Isso pode apagar os valores que são mantidos por milhares de indivíduos que investiram no XRP ao redor do mundo (muitos dos quais acreditam sem dúvidas de que o XRP não é um valor mobiliário). Com isso, a continuação da batalha legal iria acabar de forma desleal com as expectativas de longo prazo dos participantes no mercado de XRP, como exchanges, custodiantes e outros.”

A estratégia da Ripple

Curiosamente, vale notar que a Ripple não está pedindo o fim do processo porque o XRP não é um valor mobiliário e sim argumentando os danos que a moeda pode sofrer. Alguns acreditam que isso é uma forma da Ripple continuar apenas atrasando a decisão, assim, eventualmente ela deixará de ser um valor mobiliário (caso realmente seja).

Veja também: Voyager planeja oferecer juros sobre stablecoins

Mantenha-se informado todos os dias sobre Bitcoin! Se inscreva em nossas redes sociais: