Ripple lidera coalizão para financiar lobby em Washington

Ripple lidera coalizão para financiar lobby em Washington

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 04 junho 2020

Uma coalizão de empresas de criptomoedas está pressionando legisladores e reguladores para que eles incentivem o ecossistema das criptomoedas – e eles planejam pagar o lobby dos seus defensores, em parte, em Ripple (XRP).

A Ripple está liderando a formação de uma coalizão de empresas de criptomoedas para fazer lobby junto aos legisladores e reguladores financeiros de Washington. A coalização foi informada ao Bloomberg na quinta-feita, 27 de setembro. De acordo com o comunicado, a coalizão busca conseguir apoio dos reguladores, para que esses passem a incentivar a inovação e apoiar o desenvolvimento do ecossistema dos mercados globais de criptomoedas.

Além da Ripple, a coalizão é formada pela fundação independente RippleWorks, a empresa de pagamentos digitais para entretenimento Coil, a empresa de investimento Hard Yaka e a PolySign, uma startup de soluções de custória de criptomoedas.

O novo grupo, chamado “Securing America’s Internet of Value Coalition”, planeja sua primeira atuação: financiar o Klein / Johnson Group, um grupo de lobby bipartidário, como forma de conseguir ajuda e apoio dos reguladores e do governo. De acordo com o acordo preliminar, o grupo de lobby fintech Klein / Johnson receberá cerca de US $ 25.000 por mês e 10.000 em Ripple (XRP).

A coalizão, em conjunto com o grupo de lobby, vai levantar questões com o Congresso, assim como com a Securities and Exchange Commission (SEC), o Internal Revenue Service (IRS), e outras agências que têm relações com a regulamentação das atividades exercidas pelas empresas de criptomoedas e blockchain. Uma questão particularmente preocupante para a Ripple é se os tokens digitais XRP, que estão intimamente ligados à empresa, são considerados valores mobiliários e sujeitos à regulamentação da SEC.

O movimento de lobby ocorre em um momento delicado para o ecossitstema das criptomoedas. A SEC está estudando quais serão as regras federais que devem ser aplicadas aos tokens digitais e à tecnologia blockchain que os sustenta. Por isso, as empresas de fintech estão procurando incentivar o governo na implementação de regras que incentivem a  inovação.