Ripple CTO fala sobre a má adoção da criptomoeda

Ripple CTO fala sobre a má adoção da criptomoeda

By Sam Grant - min. de leitura
Desempenho de moeda XRP

Oito anos desde seu lançamento, o XRP ainda não atingiu seus termos de adoção.

2022 marcará uma década desde o lançamento do Ripple. No entanto, olhando para trás, até agora, tem sido uma jornada difícil para a empresa de blockchain e sua moeda nativa – XRP. Este ano não foi diferente, pois a criptomoeda, com foco no pagamento, passou por um período igualmente difícil.

O CTO David Schwartz recentemente acessou a mídia social para envolver a comunidade Ripple sobre a preocupante taxa de adoção do XRP.

Ao contrário de outras criptomoedas, o token XRP foi projetado para ser uma solução para os desafios nas transferências de pagamentos internacionais. Embora a empresa tenha tentado realizar esse objetivo, não conseguiu atingir um marco significativo devido à fraca adoção.

Schwartz destacou vários desafios enfrentados pelo token XRP durante a troca com outros usuários do Ripple. Ele ressaltou que a criptomoeda enfrentou uma série de problemas que impediram os bancos de adotá-la para liquidar transações internacionais. Isso aconteceu depois que um usuário pelo identificador DatdurXRPfeller comentou sobre as projeções imprecisas feitas por Schwartz em 2017.

Respondendo a isso, Schwartz postou: “Só para esclarecer isso, eu não disse nada monumental naquele tweet. Eu só estava dizendo que íamos ficar esperando os bancos adotarem ativos digitais por iniciativa própria”.

Eu acho que há uma combinação de obstáculos. Incerteza regulatória, problemas de última milha (last mile), medo de represálias dos parceiros existentes e assim por diante. Outra grande coisa é que os melhores clientes são aqueles que usarão ativos-ponte para construir novos produtos. Eles estão fortemente motivados para ver os projetos concluídos e levarão os benefícios até os clientes. Mas nesse caso […] ainda têm 0 clientes porque o produto é novo. Por isso demora a ganhar ímpeto”, acrescentou.

A criptomoeda teve uma execução geralmente ruim este ano, com apenas alguns breves momentos de ação positiva. Atualmente está 93,75% abaixo de seu recorde histórico e, pior ainda, o PayPal não incluiu a criptomoeda em sua lista de criptomoedas suportadas. Além disso, Ripple está nos tribunais australianos por causa de um processo de propriedade intelectual envolvendo o padrão de pagamento ‘PayID’.