Relatório diz que Bitfinex pode estar com problemas de insolvência

Relatório diz que Bitfinex pode estar com problemas de insolvência

By Melissa Eggersman - min. de leitura
Atualizado 18 junho 2021

A Bitfinex está longe de ser uma das maiores exchanges do mundo (por volume diário de transações). Ela está na 42º colocação segundo o CoinmarketCap de acordo com os registros durante a publicação desse artigo. Porém, com mais de $45 milhões em volume diário, é possível garantir que ela tem muitos clientes no mundo todo.  

Mas aparentemente problemas podem estar se aproximando da corretora. Pelo menos é o que um relatório da Finder prevê após relatar algumas ocorrências estranhas relacionadas à empresa.

No artigo da Finder é possível encontrar imagens que mostram o site da CryptoCapital, a intermediária que está operando os canais bancários da BitFinex recentemente. O Finder ressaltou que a Bitfinex foi removida da lista de exchanges com suporte pela empresa.

Antes de 29 de janeiro, a CryptoCapital tinha cinco corretoras listadas no seu site. Ela prestava serviços bancários para essas cinco.

Porém, a Bitfinex foi removida depois da data.

A remoção coincide com um artigo da CryptoMedication que dizia que a Bitfinex (e outras exchanges em parceria com a CryptoCapital) seria insolvente. Além da Bitfinex, que foi removida do site, como informamos, a CryptoCapital também intermedia procedimentos da Coinapult, uma exchange que parou de funcionar 10 de dezembro “temporariamente” e até agora não voltou com suas atividades.

Outra parceira da empresa é a QuadrigaCX, que tem um caso que dispensa apresentações e parece mais confuso que enredo de novela. Em resumo, a empresa perdeu acesso às suas carteiras e não pode devolver milhões de dólares para os investidores.

As outras duas exchanges estão funcionando sem problemas. Porém, a Cex.io está tendo problemas com saques desde que a Quadriga caiu e a Exmo parece ter poucos usuários.

A Bitfinex é realmente insolvente?

O relatório da Finder sugere que pode ser um exagero dizer que todas as exchanges relacionadas ao CryptoCapital são insolventes e que a entidade em si também é. Porém, ainda há questões sobre a repentina remoção da Bitfinex do site da CryptoCapital, principalmente com a Coinapult ainda presente na listagem, mesmo com a exchange deixando de funcionar há um tempo.

A Finder notou que “tem alguma coisa acontecendo por trás das câmeras” na exchange, considerando que o preço do Bitcoin está sendo negociado com preços mais altos em relação às outras corretoras.

Segundo a Finder, esse é um sintoma clássico de dificuldades com saques em moedas fiduciárias. Quando os usuários têm problemas em sacar suas criptomoedas com conversão para fiat, a demanda por Bitcoin acaba aumentando, o que consequentemente aumenta a sua cotação.

Veja também: Discretamente, Facebook faz sua primeira aquisição de Blockchain!