Relatório: 98% dos fundos de hedge pretende manter criptomoedas até 2026

Relatório: 98% dos fundos de hedge pretende manter criptomoedas até 2026

By Alice Leetham - min. de leitura
Imagem de Bitcoin em cofrinho de fundos de hedge

Um em cada seis CFOs entrevistados disse que as criptomoedas provavelmente representam pelo menos 10% de suas participações em investimentos.

A criptomoeda, conquistou muitos novos investidores, tanto de varejo quanto de instituições, durante o boom do mercado este ano e parece que essa tendência continuará entre os fundos de hedge, de acordo com um novo relatório publicado pelo Intertrust Group.

O relatório, intitulado “O futuro CFO do fundo de hedge: Preparando-se para aulas de tecnologia disruptivas e classes de ativos emergentes“, fornece os resultados de uma pesquisa encomendada no início deste ano. Todos os 100 entrevistados tinham alguma forma de responsabilidade relacionada ao CFO e uma média de $7,3 bilhões em ativos sob gestão.

A pesquisa mostrou que as expectativas dos gestores de fundos de hedge e seus investidores evoluíram, impulsionadas pelos avanços tecnológicos. Os investidores agora desejam atualizações mais frequentes sobre seus investimentos, com quase metade dos fundos de hedge planejando responder ao aumento da demanda de dados investindo na funcionalidade de livro-razão distribuído.

Os CFOs também irão se concentrar mais na digitalização para aumentar a eficiência operacional, enquanto acreditam que a IA e a análise têm mais potencial para revolucionar o setor. Notavelmente, quase um terço dos entrevistados acredita que o blockchain será um fator de mudança para os fundos de hedge.

Surpreendentemente, parece haver uma aceitação quase universal da criptomoeda como uma classe de ativos e um apetite por ela. Incríveis 98% dos CFOs esperam investir em criptomoeda nos próximos cinco anos, incluindo todos os entrevistados do Reino Unido, Europa e América do Norte.

Espera-se que criptomoedas representem pelo menos 10% das participações de investimento para cerca de um em cada seis fundos de hedge. A média que os CFOs esperam investir é de 7,2%, com esse número subindo para 10,6% na América do Norte.

O chefe global de vendas de fundos do Intertrust Group, Jonathan White, explicou: “Do ponto de vista dos investidores, os CFOs terão que realmente garantir que eles tenham esses controles para que os investidores fiquem confortáveis. Se um em cada seis espera investir mais de 10% em criptomoedas, então um em cada seis precisará estar preparado para esse investimento.”

O relatório termina detalhando o aumento das preocupações do ESG entre os investidores, o que poderia tornar o Bitcoin uma escolha menos atraente dado o seu alto uso de energia. Assim, à medida que mais investidores vão querer criptomoedas nos próximos anos, talvez as moedas do futuro sejam as opções mais eficientes em termos de energia, como Cardano, Stellar e Algorand, esse último agora afirmando ser negativo em carbono.